Mensagens dos Ex-Secretários(as) Nacionais para os 40 anos da JUFRA



Celso Vicente Pereira
Ex-Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil (1992-1995)



Caros irmãos franciscanos, Paz e Bem.

Neste momento em que se comemora os 40 anos de Juventude Franciscana do Brasil me alegro por ter podido contribuir um pouco com essa história que gerou inúmeros frutos, que está em contínua evolução e não deixará de ser escrita por muitos outros que agora se encontram e que ainda virão.

Sou extremamente grato aos irmãos jufristas por terem me dado a oportunidade de servir a todos, como Secretário Fraterno Nacional, durante o período de 2001 a 2004. Creio não existir fraternidade, no sentido franciscano, formada apenas por uma pessoa, e que uma fraternidade não deve servir a uma pessoa ou a um grupo. Imagino que as homenagens aos ex-secretários sempre são entendidas como homenagens aos que atuaram no secretariado, sendo o secretário apenas um referencial (até porque, muitas vezes, este nem é a figura principal do secretariado). Dessa forma, gostaria aqui de lembrar os irmãos que estiveram comigo no período em que estivemos à frente do Nacional da Jufra e que devo muito a todos pois, se o trabalho foi duro, teria sido impossível sem eles: o Assistente Espiritual, Frei Romildo Honorato do Nascimento, OFM Cap.; a Animadora Fraterna, Eliane Caldas Alves (in memoriam); os Subsecretários Nacionais para as Áreas: Jailson Siqueira Pantojá (Área Norte), Carlos Alberto Pessoa de Freitas (Área Nordeste A), Helmir José Soares Silva (Área Nordeste B), Valcimério Alves da Silva (Área Sudeste), Ricardo Dias Pereira (Área Centro-Oeste) e Alex Fabiano Duarte (Área Sul); os Subsecretários de Formação, Samir Cristino de Souza e Murilo Barros Pedrosa; a Subsecretária de Finanças, Josivania Ribeiro da Silva; a Subsecretária da CODHJUPE, Ana Cristina dos Santos; os Subsecretários de Comunicação Social, Carlo Giuseppe Galzerano e Libiane Marinho Bernardino; o Subsecretário de Imprensa, Wilson Ribeiro Firmo; a Subsecretária de Baby, Micro e Mini Franciscanos, Rosilene Bezerra de Moraes; a Subsecretária de Escrituração e Arquivo, Maria Salete Maroja; a representante da Jufra no Conselho Internacional da OFS (CIOFS), Lind Susan Santos; e o Assessor para a FFB, Anderson S. Moura.

Como mencionei na entrevista para o Caderno de Formação, o secretariado foi uma experiência muito marcante. A caminhada necessitou de muita dedicação e esforço pessoal para acompanhar os regionais nesse país continental. Foi uma experiência muito feliz, vivi muito a perfeita alegria em diversos episódios. Posso dizer que, pessoalmente, cresci muito e tive a felicidade de saborear a fraternidade franciscana na equipe Nacional da Jufra, da OFS, nos regionais e por onde andei durante esse período. Fui muito bem recebido nos eventos que participei e principalmente nas famílias dos Jufristas que me acolheram. Tenho muito a agradecer.

Fico imaginando a festa que deve ser todos reunidos em Guaratinguetá, SP, festejando fraternalmente os 40 anos de Juventude Franciscana no Brasil e gostaria muito de estar com vocês, mas minhas obrigações seculares não me permitem. Estou com vocês de coração. Recordo-me um comentário que fiz a um amigo, há muito tempo atrás, em um congresso regional PB/RN, quando via representante das fraternidades reunidas em um fim de semana, para experimentar a vida em fraternidade: “Isso é um milagre, a Jufra faz milagres pois, com todas as opções de lazer e diversão disponíveis hoje, reunir uma quantidade de jovens dessas, dos mais distantes locais da nossa região, só pode ser um milagre divino.”

E é assim que eu vejo a Juventude Franciscana, uma opção de vida, com suas exigências, mas também com suas vantagens; que não é atrativa para muitos, mas que alguns se identificarão e procurarão vivenciar a essência do franciscanismo, e só os que se colocarem a disposição para vivenciar o ideal franciscano poderá experimentar milagres como o que mencionei ou a perfeita alegria.

Feliz aniversário, Jufra do Brasil.

Paz e Bem a todos.

Rodrigo Ronelli Duarte de Andrade
Ex-Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil (2001-2004)




Caríssimos irmãos Jufristas do Brasil, minha saudação de paz e bem!

É com muita alegria que celebro este momento histórico para os franciscanos do Brasil, sabendo que vocês estão dando continuidade à história de vivencia fraterna que São Francisco iniciou há mais de 800 anos...Sejam firmes! Sejam constantes na fé e no carisma. Sejam missionários! Sejam os portadores de Jesus Cristo onde estiverem presentes, na família, nas escolas, nos barzinhos....mas sejam diferentes...pregando a PAZ E O BEM.

Fui agraciada com o convite para entrar na JUFRA em 1979, quando a maioria de vocês ainda não tinha nascido...continuo firme até hoje...construí minha família que também vive o carisma franciscano...o que quero dizer com isso...vale a pena a caminhada...

Sejam firmes! Sejam perseverantes! Multipliquem o carisma...

Estou em plena sintonia com vocês.
Um forte abraço!

Paz e Bem.


Lindalva de F. Martins
Ex-Secretária Fraterna Nacional da JUFRA do Brasil (1995-1998)
Fraternidade de OFS N. Sra de Fátima
Campo Grande - MS



Fraternalmente irmãos jufristas,

Ë com alegria que me comunico com vocês, neste momento em que se comemora uma data significativa para a juventude franciscana. Quando começamos as atividades de encontros e treinamentos, não tinhamos a percepção de que alcance isso teria. Queriamos apenas nos preparar para sermos, quando adultos, franciscanos. E hoje tanto tempo depois percebo que a chama franciscana continua forte e conduzindo as pessoas.

Quando iniciamos tinhamos o compromisso de organizar a jufra no Brasil, uma vez que no encontro em que o Frei Eurico foi, eramos o grupo que já tinha alguma estrutura, e portanto deviamos prestar o serviço de repassar essa experiência aos demais grupos interessados. Assim estivemos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul , que faziam parte, na época, da nossa Região.Organizamos em Ponta Grossa, em dezembro de 1972 o primeiro Congresso Nacional , onde nos conhecemos e estabelecemos uma estratégia de ação para organizar a Jufra em nível nacional Em seguida fomos a outras regiões levando a proposta do nosso TBJ ( treinamento básico da juventude), e a nossa equipe, Frei Eurico, Ubiratan e eu Maria de Paula, viajamos o Brasil treinando os participantes de outros regionais. Fizemos treinamento em São João do Meriti - Rio de Janeiro, Aracaju - Sergipe, Recife - Pernambuco, Messejana - Ceará , Belém - Pará, Manaus - Amazonas e Betim - Minas Gerais,formando em cada lugar uma equipe regional. Posteriormente essas regiões se alteraram, ou mudaram a sede.

O segundo Congresso Nacional, também em Ponta Grossa consolidou a nossa Juventude Franciscana. Mais um pouco de tempo e estávamos prontos para passar a outra equipe a incumbência de dar continuidade ao trabalho. No terceiro Congresso em Salvador, nova equipe foi eleita, no caso o pessoal de lá mesmo.Como término de compromisso me propus em ficar ao menos três meses junto a nova equipe para repassar e orientar o que fosse necessário.
Espero que o ideal franciscano os anime a trabalhar, porque quando o assumimos, ainda que fora de um grupo, somos franciscanos para sempre.
Que a paz de São Francisco esteja com vocês,

Paz e Bem,

Maria de Lourdes de Paula
Ex-Secretária Fraterna Nacional da JUFRA do Brasil (1972-1997)

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL