JUFRA do Brasil participa da 7ª Assembleia Nacional do SINFRAJUPE e integra nova Equipe Executiva

Motivados/as pelo tema: “Não perca de vista seu ponto de partida”, o Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia (SINFRAJUPE), realizou entre os dias 14 e 18 de setembro de 2011, a sua 7ª Assembleia Nacional. O objetivo desse encontro que aconteceu em São Paulo, na Serra da Canteira, Zona Norte da cidade, foi de avaliar a caminhada histórica do SINFRAJUPE e, a partir disso, buscar novos caminhos, a fim de reestruturar o serviço diante dos desafios sociais da atual conjuntura do país. Participaram aproximadamente 25 pessoas, vindas de diversos Estados e de ordens religiosas francisclarianas, além de leigos simpatizados do carisma. Todos unidos por meio do engajamento em lutas sociais nos locais onde vivem.

Foram quatro dias de intensos debates, reflexões e decisões do modo de ser e de atuar do SINFRAJUPE – que se dispõem continuar sua missão interpelados pelos desafios sociais que o mundo de hoje impõem, na dimensão da Justiça, Paz e Ecologia.

De acordo com Ir. Ana Maria Vicente, a Assembleia do SINFRAJUPE já era esperada há muito tempo porque necessitava dar um “novo” rosto para o serviço. “Queremos fortalecer esta mística”, considera.

Para a representante da Ordem Franciscana Secular (OFS), Zélia Castilho, é uma retomada do trabalho que envolve justiça, paz e ecologia, que para ela, é inerente ao carisma franciscano. Frei José Francisco da Ordem dos Frades Menores (OFM) e do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), reforça que o SINFRAJUPE é uma “forma de se organizar, pensar, aprofundar e estudar e, também de participar das demandas que temos na sociedade de uma forma mais conjunta e coesa”, enfatiza.

Frei Rodrigo de Castro,OFM explica que o SINFRAJUPE é de um trabalho forjado e nascido por meio de franciscanos e franciscanas na década de 80, porém, ressalta que a realidade que motivou no iniciou, mudou. “O mundo não é mais o mesmo e essas mudanças fazem com quê, os desafios que a sociedade contemporânea coloca para o nosso carisma franciscano na vivência desses valores de justiça e paz e ecologia, nos leva a nos organizarmos de uma forma mais eficaz”, pondera.

O SINFRAJUPE é um serviço que agrega todos os religiosos de carisma francisclarianos e leigos e leigas que desenvolvem uma ação concreta nas suas bases, voltados para os direitos humanos e ecologia, a fim de promover a dignidade e integridade da vida.

Na Assembleia também foi eleita a nova Equipe Executiva do SINFRAJUPE: Frei José Francisco (OFM), Ir. Ana Maria (Catequista Franciscana), Frei Rodrigo de Castro (OFM), Zélia Castilho (OFS) e Leonardo Augusto (JUFRA). Essa Equipe foi escolhida com a missão de se articular durante 1 ano, para adaptar e trabalhar em cima dos objetivos, assim como aprofundar as relações com a Familia Franciscana.

Roguemos a Deus pelos trabalhos e nos coloquemos a serviço da missão a nós confiadas como franciscanos/as, inseridos no mundo, diante do grito que ecoa por uma vida com mais dignidade, mais justa e completa.

Paz e Bem!


Leonardo Augusto (Léo)
Sub Frat Nac para a Área Sudeste
Representante da JUFRA do Brasil na 7ª Assembleia Nac do SINFRAJUPE

Com informações do site do SEFRAS

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL