Quinta-feira Santa - Eucaristia: Sacramento do amor

A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a sexta-feira da paixão e morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite. Esses três dias formam uma grande celebração da páscoa memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do amor, com a cerim√īnia do Lava-p√©s, a proclama√ß√£o do novo mandamento, a institui√ß√£o do sacerd√≥cio ministerial e a institui√ß√£o da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu corpo e sangue. √Č a manifesta√ß√£o profunda do seu amor por n√≥s, amor que foi at√© onde podia ir: "Como Ele amasse os seus amou-os at√© o fim".


A Eucaristia é o amor maior, que se exprime mediante tríplice exigência: do sacrifício, da presença e da comunhão. O amor exige sacrifício e a Eucaristia significa e realiza o sacrifício da cruz na forma de ceia pascal. Nos sinais do pão e do vinho, Jesus se oferece como Cordeiro imolado que tira o pecado do mundo: "Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu a eles dizendo: isto é o meu Corpo que é dado por vós.

Fazei isto em memória de ' mim. E depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós" (Lc 22,19-20). Pão dado, sangue derramado pela redenção do mundo. Eis aí o sacrifício como exigência do amor.

O amor, além do sacrifício, exige presença. A Eucaristia é a presença real do Senhor que faz dos sacrários de nossas Igrejas centro da vida e da oração dos fiéis.

A fé cristã vê no sacrário de nossas igrejas a morada do Senhor plantada ao lado da morada dos homens, não os deixando órfãos, fazendo-lhes companhia, partilhando com eles as alegrias e as tristezas da vida, ensinando-lhes o significado da verdadeira solidariedade: "Estarei ao lado de vocês como amigo todos os momentos da vida". Eis a presença, outra exigência do amor.


A Eucaristia, presen√ßa real do Amigo no tabern√°culo de nossos templos, tem sido fonte da piedade popular como demonstra o h√°bito da visita ao Sant√≠ssimo e da adora√ß√£o na Hora Santa. Imposs√≠vel crer nessa presen√ßa e n√£o acolh√™-la nas situa√ß√Ķes concretas do dia-a-dia.

Vida eucarística é vida solidária com os pobres e necessitados. Não posso esquecer a corajosa expressão de Madre Teresa de Calcutá que, com a autoridade do seu impressionante testemunho de dedicação aos mais abandonados da sociedade, dizia: "A hora santa diante da Eucaristia deve nos conduzir até a hora santa diante dos pobres. Nossa Eucaristia é incompleta se não levar-nos ao serviço dos pobres por amor."

O amor n√£o s√≥ exige sacrif√≠cio e presen√ßa, mas exige tamb√©m comunh√£o. Na intimidade do di√°logo da √ļltima Ceia, Jesus orou com este sentimento de comunh√£o com o Pai e com os seus disc√≠pulos: "Que todos sejam um, como tu, Pai, est√°s em mim e eu em ti... que eles estejam em n√≥s" (Jo 17,20-21).

Jesus Eucarístico é o caminho que leva a esta comunhão ideal. Comer sua carne e beber seu sangue é identificar-se com Ele no modo de pensar, nos senti mentos e na conduta da vida. Todos que se identificam com Ele passam a ter a mesma identidade entre si: são chamados de irmãos seus e o são de verdade, não pelo sangue, mas pela fé. Eucaristia é vida partilhada com os irmãos. Eis a comunhão como exigência do amor.


Vida eucar√≠stica √© amar como Jesus amou. N√£o √© simplesmente amar na medida dos homens o que chamamos de filantropia. √Č amar na medida de Deus o que chamamos de caridade. A caridade nunca enxerga o outro na posi√ß√£o de inferioridade. √Č a capacidade de sair de si e colocar-se no lugar do outro com sentimento de compaix√£o, ou seja, de solidariedade com o sofrimento do outro. Caridade √© ter com o outro uma rela√ß√£o de semelhan√ßa e reconhecer-se no lugar em que o outro se encontra...

Na morte redentora na cruz, Cristo realiza a suprema medida da caridade "dando sua vida" e amando seus inimigos no gesto do perdão: "Pai, perdoai-lhes pois eles não sabem o que fazem." A Eucaristia não deixa ficar esquecido no passado esse gesto, que é a prova maior do amor de Deus por nós. Para isso, deixa-nos o mandamento: "Façam isso em minha memória".

Caridade solidária é o gesto de descer até o necessitado para tirá-lo da sua miséria e trazê-lo de volta a sua dignidade. A Eucaristia é o gesto da caridade solidária de Deus pela humanidade. "Eu sou o Pão da vida que desceu do céu. Quem come deste Pão vencerá a morte e terá vida para sempre".

Dom Eduardo Koaik
Bispo Emérito de Piracicaba
Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/materia/bispo/41.htm

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