REGIÃO SUL NA JORNADA FRANCISCANA DE DIREITOS HUMANOS

Como decidido na reunião online da subsecrataria de DHJUPIC, na Jornada Franciscana pelos Direitos Humanos, teríamos as mais diversas formas de expressões, valorizando a identidade, ou seja, a realidade de cada região,nas atividades e assim se sucedeu na Fraternidade Utopia em Santa Maria/RS. Iniciamos nossas atividades sobre a Jornada dos Direitos Humanos antes mesmo do período previsto por esta: de 1 à 10 de dezembro.


No dia 4 de dezembro os integrantes da Jufra, tomaram conhecimento na Fraternidade sobre o verdadeiro objetivo da Jornada, tema e lema. Sendo comentado a importância da revisão no final do ano da temática da campanha da fraternidade. Após esse momento de formação, os franciscanos teriam de terminar de preparar seu momento em cada grupo o qual pertencia: 1, 2 ou 3, indicados no dia 27 de novembro.

No dia 05 de dezembro, momento muito importante de nossa Jornada pelos Direitos Humanos. Iniciamos as atividades às 10h:30min na Chácara Paz e Bem na Boca do Monte – Distrito de Santa Maria, com a nossa Espiritualização, preparada pelo Grupo Justiça e Paz, tendo como responsável Jamille Wiles (Secretária Fraterna Regional– Sul 3 e Subsecretária Local de Formação). Nessa ação evangelizadora, acordamos os presentes sobre o evangelho das Bem-aventuranças (Mt 5,1-12), com reflexão sobre a oração pela paz e após cantamos “sonhos de paz”.

Já na formação, realizamos a atividade caça aos direitos humanos, a qual os jufristas teriam que procurar seus verdadeiros direitos, tendo juntamente destes, “falsos direitos”. Antes mesmo desta atividade foi realizada a leitura do texto: “a importância dos direitos humanos pra nós”, tendo por responsável do grupo 2, Marcelle Dalmolin (Subsecretária local de DHJUPIC). Logo após tivemos o momento DHJUPIC, tendo como responsável Andressa Baccin (Subsecretária de DHJUPIC Região Sul 3 e Secretária Fraterna Local), motivando os franciscanos, juntamente com os participantes do grupo 3 com a leitura e o questionamento, “a valorização do ser humano e da ecologia”. Assim foi acordado a doação de brinquedos ao Natal Solidário à crianças carentes da Comunidade São Carlos (pertencente a nossa Paróquia), que também será uma atividade de nossa continuação a Jornada Franciscana. Após esse acordo, ainda no momento Integridade da Criação, ressaltamos a importância de seguirmos o exemplo de nosso Patrono da Ecologia – São Francisco de Assis, então, os jufristas que formassem a frase dita pelo Papa e tema do dia Mundial da Paz desse ano de 2010: “Se queres a paz, cuida da criação”, plantariam uma arvore como compromisso com a natureza. E dessa forma encerramos nosso dia de jornada.

No dia 11 de dezembro, mesmo com a finalização dos dias propostos pela Jornada Franciscana Nacional dos Direitos Humanos, continuamos, para nos aprofundarmos na temática: “Por uma Economia a Serviço da Vida!” e o lema: “Nada de vós retenhais para vós mesmos” (São Francisco de Assis), mostrando-a a partir da triste realidade presente não só no Rio de Janeiro –“Favela do Alemão”, mas em todo o Mundo.

No dia 17 de dezembro, para finalizar “com chave de ouro” nossa Jornada pelos Direitos Humanos, tivemos nosso Natal Solidário, com missa franciscana, doação de brinquedos a crianças carentes de nossa comunidade, presença de papai Noel (jufrista), além de lanches e brincadeiras ministradas pela subsecretária de infância, micro e mini-franciscanos, Jeanice Madeira.

Assim, após todas essas atividades, concretizamos com muito amor e ardor franciscano a 1ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos na Fraternidade Utopia, Santa Maria/RS, com muito sucesso e esperança para melhorarmos ainda mais em 2011.


Andressa Baccin
Sub Reg DHJUPIC - Sul 3 (Rio Grande do Sul)
Secretária Fraterna Local – Santa Maria-RS

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL