Jornada Franciscana de Direitos Humanos - Atividades Regional Sudeste 3 SP

Fraternidade VALONGO (Santos/SP)

A Fraternidade VALONGO, realizou no dia 28/11 atividade referente a Jornada Franciscana de Direitos Humanos, aproveitando também as comemorações dos 38 anos de fcaminhada em Fevereiro do próximo ano, inagurando um espaço de reuniões cedido pela OFS, que conta com 2 salas anexas, espaço que registrou a presença do Frei Eurico de Melo (OFM-Cap) um dos fundadores da JUFRA no Brasil.



A Fraternidade VALONGO Para dar mais brilho e ênfase a este momento, realizou um café da manhã especial que contou com a presença do irmão Oswaldo - OFS, Frei Newton e Frei Antonio (OFM). O Encontro teve como Tema: O Jovem e o excluído, que abordou de forma dinâmica quem são e quais os desafios dos Leprosos e Franciscanos de hoje.


Depois de uma reflexão dos dois Grupos: Franciscanos e Leprosos partilharam suas experiências e suas visões sobre os dias de hoje, a partir da leitura da Legenda dos 3 Companheiros - Capitulo 4 dos Escritos de São Francisco ambos puderam constatar a necessidade de irmos adiante com a nossa atitude, por que ainda somos muito resistentes a agir com mais naturalidade e doação de si, como fez Francisco. Ainda para contribuir com a reflexão o Grupo dos Leprosos voltou para sala caracterizado onde os franciscanos tiveram que beijá-los nas feridas um com substância Amarga e outra doce, trabalhando a reflexão do amargo que se converteu em doçura.


Concluindo a missão do ano no dia 25 de Dezembro será realizado a: CEIA FRANCISCANA, realizada com os moradores de Rua e a JUFRA e mais uma etapa da Doação de Sangue, que marca a iniciativa de trabalharmos formações que terminem com gestos e ações concretas da Fraternidade a cada 2 meses. Essa iniciativas juntam-se a proposta da I JORNADA FRANCISCANA NACIONAL PELOS DIREITOS HUMANOS, a qual relembra-se o tema: Por uma economia a serviço da vida, onde ressalta-se a importância de colocarmos aquilo que temos e recebemos do senhor a serviço do irmão.



Leonardo Augusto

Sub DHJUPIC da JUFRA de Santos-SP



Fraternidade JUFRA das Chagas - São Paulo-SP



"Nada de vós retenhais para vós mesmos..."


Com esse lema da 1ª Jornada Franciscana de Direitos Humanos nós da JUFRA das Chagas , ocorreu um encontro de formação deste domingo, cuja temática era "Onde estão os nossos valores?". Para marcar o início das nossas atividades na Jornada Franciscana fomos, após a missa da manhã, fazer nossa refeição matinal com um piquenique no Vale do Anhangabaú – Centro de São Paulo. Esse gesto objetivava fazer com que nós jufristas estivéssemos mais próximos dos excluídos da sociedade, os moradores de rua na qual certamente deve nossos olhares se firmar a eles. O desejo nosso era que aos poucos viessem alguns moradores de rua para que conosco partilhassem do nosso café da manhã. Alguns se aproximaram durante nossa confraternização, porém como poucos vieram ate a gente, fomos nós em seguida servi-los do nosso simples alimento.


Após nosso café da manhã com os pobres fizemos nossa reflexão sobre o tema da Jornada Franciscana de Direitos Humanos. Considerando que o tema deste ano é “Por uma Economia a Serviço da Vida!” achamos nada mais conveniente do que pôr nossos alimentos à disposição daqueles que poucos possuem e que muitas vezes não tem a oportunidade de tomar o café da manhã. Além de servi-los nos foi mui gratificante conversar com esses moradores ver nos olhos deles o agradecimento singelo, com certeza ficou marcado em cada um de nós essa experiência, que com certeza, embora não fora a primeira certamente influiu em nós o desejo de sermos mais ativos!


Para finalizar esse momento cada jufrista fez uma doação de objetos de uso pessoal para esses moradores, no qual preferencialmente fosse um objeto de grande estima ou que até mesmo ainda fizesse parte de nosso uso diário, objetivando com esse gesto infundir em nós o desapego dos bens materiais.


Rafael Barbosa - Secretário Fraterno Local

Fraternidade JUFRA das Chagas - São Paulo-SP

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL