VIII CENTENÁRIO DO CARISMA DE SANTA CLARA DE ASSIS, em 2012.

Família Franciscana do Brasil

SEDE NACIONAL CNPJ nº 31.166.622/0001-18

SCLRN 709, CONJUNTO B – ENTRADA 11

CEP 70.740-971 Brasília – DF Tel. (61) 3349-0157

E-mail [email protected] Site: http://www.ffb.org.br/





Fortaleza, 1º/10/2010


DE: Irmã Petronila de Sousa Soares

PARA: Os Superiores Maiores, todas as Ordens e Congregações

Família Francisclariana do Brasil

ASSUNTO: VIII Centenário de Santa Clara de Assis



CARTA CONVOCATÓRIA

Prezados Irmãos e Irmãs,
Paz e Bem!


É com muita alegria que me dirijo a todos e todas Superiores e Superioras Maiores das Ordens e Congregações Religiosas, bem como os movimentos e simpatizantes de Santa Clara e Francisco de Assis, para convocá-los para a um envolvimento afetivo e efetivo nas Celebrações do VIII CENTENÁRIO DO CARISMA DE SANTA CLARA DE ASSIS, em 2012.

É a Família Franciscana do Mundo inteiro que está envolvida ou se envolvendo nas preparações dessa grande, histórica e significativa celebração.

Em junho passado, realizamos em Brasília, uma reunião com os coordenadores e representantes dos Regionais e um dos assuntos em pauta foi: o que e como celebrar os 800 Anos do Carisma de Santa Clara como Família Franciscana no Brasil. Tivemos o privilégio de contar com a valiosa assessoria de Frei Vitório Mazzuco que nos proporcionou uma reflexão enriquecedora baseada na espiritualidade de Santa Clara, e dando prosseguimento o grupo planejou o seguinte:

CELEBRAÇÃO DO ANO CLARIANO de 17 de abril de 2011 a 11 de agosto de 2012: Fundamentos na simbologia do RAMO que Santa Clara recebeu das mãos do bispo como um sinal de Deus sobre a sua vocação, por esse motivo, vamos dar início às celebrações do Ano Clariano no Domingo de Ramos, dia 17 de abril de 2011.

TEMA: Santa Clara de Assis e de hoje: Caminho de unidade.
LEMA: Vida vivida em função do Amor

Acreditamos que esse tema vai nos oferecer muitas possibilidades para aprofundar o Carisma de Santa Clara e revigorar nossa espiritualidade, e para isso, queremos contamos com a colaboração de todos os filhos e filhas de Santa Clara no enriquecimento mútuo como Família Francisclariana.

Sintam-se convidados e convocados a enviarem seus textos para a sede da FFB que teremos a alegria de publicá-los e ou enviá-los para os membros da Família. Na realidade, essa tarefa ficará sob a responsabilidade da Comissão do Ano Clariano.

ESTUDOS E REFLEXÕES sobre o Carisma de Santa Clara objetivando aprofundar o tema serão feitos pelos Regionais, Ordens, Congregações, Movimentos e Fraternidades.

CONGRESSO CLARIANO para culminar as Celebrações - Local: Canindé/CE. Data: nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2012.

Nós, do Conselho Diretor, estamos agradecidas ao Frei Éderson Ofm Cap. que aceitou coordenar a Comissão do Ano Clariano ( CAC ) e nosso muito obrigada às Congregações que já liberaram as Irmãs Neves e Cidinha para compor a equipe.

A Comissão já fez sua primeira reunião e Frei Éderson apresentou o plano geral que eles fizeram ao Conselho Diretor e este já iniciou os encaminhamentos que lhe compete.

Na sede da FFB, em Brasília, já reservamos uma sala para os trabalhos da Comissão do Ano Clariano e para melhor interagir com a coordenação pedimos que acessem o nosso SITE, porque é um excelente instrumento de comunicação ou motivo é porque poucas ou pouquíssimas são as comunicações via ECT, normalmente são via internet.

Com esta carta sintam-se todos convocados, convidados e comprometidos com as celebrações que serão realizadas nos vários recantos do Brasil e do mundo em aprofundamento do Carisma e da espiritualidade de Santa Clara de Assis.


Com as bênçãos de Santa Clara.
Fraternalmente,
Irmã Maria Petronila de Sousa Soares, smic
Presidente

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL