Trânsito de São Francisco de Assis

Quando ouvimos falar de "trânsito" logo pensamos em carro e nos engarrafamentos das grande cidades, mas, no caso do Trânsito de São Francisco, quando falamos em "trânsito" falamos em "passagem", ou seja, da passagem de desta vida para a outra, isto é, de sua morte, acontecida na tarde do dia 3 de outubro de 1226, um sábado. São Franscisco tinha mais ou menos 44 anos de idade. Ele morreu cantando um salmo, na presença de seus confrades.


No domingo seguinte, 4 de outubro, foi sepultado na igreja de São Jorge, na cidade de Assis, mas o cortejo fúnebre passou antes pelo mosteiro de São Damião, para que Santa Clara, sua grande amiga, pudesse se despedir.


Por isso, em algumas igrejas franciscanas, as celebrações do dia de São Francisco já se iniciam no dia 3 de outubro, com o Trânsito, seguido de missa. Depois, o dia 4 é todo dedicado ao Santo, padroeiro dos animais e da ecologia.


No dia 4 de outubro, a igreja celebra a memória de São Francisco de Assis. Para a Família Franciscana, de modo especial para a Ordem dos Frades Menores, esta celebração se reveste do caráter e grau de solenidade.


Para a Igreja e para a humanidade, São Francisco tornou-se inspiração daqueles valores mais essenciais do Evangelho. Por isso sua mensagem atravessou os séculos, e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.


A oração litúrgica da solenidade resume assim o significado perene de São Francisco:


" Ó Deus, que fizestes o seráfico Pai São Francisco
assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza,
concedei que, trilhando o mesmo caminho,
sigamos fielmente o vosso Filho,
unindo-nos convosco na perfeita alegria"


Fonte:http://www.cantodapaz.com.br/blog/2008/09/28/transito-sao-francisco-assis/

Comentários

Anônimo disse…
Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL