São Frei Galvão: Primeiro santo brasileiro é comemorado no dia 25


Hoje dia 25 de outubro é comemorado o dia de São Frei Galvão, primeiro brasileiro canonizado pelo vaticano.


Conhecido como "o homem da paz e da caridade", Antônio de Sant'Anna Galvão, nasceu no dia 10 de Maio de 1739, em Guaratinguetá (SP). O seu ambiente familiar era profundamente religioso. Ele viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais tinham prestigio social e influência política.


Aos 13 anos, mudou-se para a Bahia a fim de estudar no seminário dos padres jesuítas. Em 1760 ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, Capitania do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762 e transferido para o Convento de São Francisco, em São Paulo, onde trabalhou como Porteiro, guardião e foi Diretor Espiritual dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da cidade de São Paulo.

Em 1774, fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz.


Cheio do espírito da caridade, não media sacrifícios para aliviar os sofrimentos alheios. Por isso o povo a ele recorria em suas necessidades.


Morreu no dia 23 de dezembro de 1822, no Mosteiro da Luz de São Paulo, aos 84 anos de idade. Foi sepultado na Capela-Mor da Igreja do mosteiro, e sua sepultura continua sendo visitada pelos fiéis. O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido pelo Papa João Paulo II, na beatificação de Frei Galvão. Com a canonização do primeiro santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro.


Fonte:http://www.arquidiocesejuizdefora.org.br/noticiasartigos/943-sao-frei-galvao-primeiro-santo-brasileiro-e-comemorado-no-dia-25.html


Mais Informações acesse: www.pvfranciscanos.blogspot.com

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL