Grito dos/as Excluídos/as fortalece espírito profético da Juventude Franciscana do Brasil

“É preciso mais que palavras!”, diria Francisco de Assis, no filme “Irmão Sol, Irmã Lua” (do cineasta Franco Zefirelli), dirigindo-se a Bernardo de Quintavalle que tenta convencê-lo a retornar a vida burguesa de Assis. “É preciso mais que palavras!”, esse é o apelo que o pobrezinho de Assis fez e faz a cada irmã e irmão jufrista, a cada Fraternidade Local e Regional, é o apelo à JUFRA do Brasil, é o chamado a toda pessoa de boa vontade, àqueles/as que se comprometem a buscar no cotidiano da vida os sinais dos tempos e dos lugares para construir o Reinado de Deus, do Amor, da Justiça e, sobretudo, da Vida.


É este espírito que convocou às Fraternidades da JUFRA do Brasil a participarem e construírem em parceria o 16º Grito dos/as Excluídos/as, com o lema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular!”, e o Plebiscito Popular Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra. Foi uma jornada longa de dois meses de articulação, comunicação, acompanhamento, repasse de material, explicação, motivação e preparação, mas é nas notícias e fotografias que recebemos das Fraternidades, inclusive da imprensa, que percebemos como são profundas e fecundas aquelas ações que fazemos com o gosto e a mística francisclariana. Neste sentido, as Fraternidades Locais organizaram e/ou participaram de diversas atividades, foram elas:


-Em Bom Conselho-PE, a Fraternidade de JUFRA Luz Clara, com o apoio da OFS local, da Paróquia Jesus, Maria e José e do Monsenhor Nelson, organizaram o 1º Grito dos/as Excluídos/as de Bom Conselho-PE, levando às ruas as reivindicações das comunidades, no dia 07/09, entre elas: água, saneamento básico, educação, humanização no atendimento aos usuários do SUS, sinalização e iluminação pública; Houve reunião com as Comunidades da Paróquia, entrevista na Rádio local e divulgação nas escolas, praças e jornal local; Os frades, as comunidades rurais, a ONG Raio de Luz e a Associação de Capoeira Pelourinho da Bahia também participaram do Grito.



-Em União dos Palmares-AL, havia quatro anos que não ocorria o Grito, mas como o impulso dado pela Fraternidade de JUFRA Frei Galvão, em parceria com a OFS local e a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), o Grito voltou às ruas no dia 07/09, trazendo como principal reivindicação o direito à moradia e vida digna para os/as atingidos/as pelas enchentes que até hoje estão abrigados/as numa escola local; A atividade foi acompanhada pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e também participaram a Pastoral da Criança, MST e CUT; O Grito foi encerrado com um missa na Igreja Matriz, onde estava montada uma urna do Plebiscito Popular.



-Em Santa Rita-PB, aconteceu o 9º Grito dos/as Excluídos/as no dia 11/09, organizado desde julho em reuniões semanais por uma série de entidades, dentre elas a Fraternidade de JUFRA Irmão Sol com Irmã Lua. As principais bandeiras de luta foram terra, trabalho, direitos humanos, cultura e lazer, entre outras, destacando-se a luta de combate à violência contra a mulher e o extermínio de jovens. Também participaram a Assembleia Popular, CEDHOR, Paróquia Santo Antônio, Cooperativa de Reciclagem de Marcos Moura e Movimento das Comunidades Populares. A Fraternidade também participou do 16º Grito de João Pessoa-PB, no dia 1º/09.



-Em Santa Maria-RS, a Fraternidade de JUFRA Utopia realizou um encontro formativo sobre o Grito dos/as Excluídos/as no dia 28/08, utilizando o tema: “Onde estão nossos direitos?” e o lema “Resgatando as condições ideais e efetivas da vida”. Os/As jufristas debateram sobre os 16 anos de história do Grito, suas razões e ações, e, de maneira criativa, utilizaram músicas como “Terra de Gigantes”, “Canta Francisco” e “Comida” para partilhar os anseios de busca por vida e dignidade; Contaram com a participação de irmãos da Fraternidade de OFS Imaculada Conceição.



-Em Pesqueira-PE, a Fraternidade de JUFRA Beleza Simples trabalhou intensamente no Plebiscito Popular, com o apoio da Cáritas Regional NE 2, do Bispo Diocesano Dom Francisco Biasin e do Frei Francisco Gonçalves,OFM e do Padre Bartolomeu, coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Pesqueira; Participaram do 3º Encontro de Articulação do Grito dos/as Excluídos/as, promovido pelo Regional NE 2 da CNBB e realizaram Divulgação da votação do Plebiscito nas rádios de Pesqueira e nas celebrações das paróquias, sensibilização no centro da cidade com entrega de folders e panfletos, distribuição de cartazes para órgãos públicos e confecção dos materiais.



-Em Franca-SP, no dia 07/09, a Fraternidade de JUFRA Frei Leão e a Fraternidade Fonte Colombo, da Ordem Franciscana Secular, saíram às ruas junto com tantas outras pessoas dos mais variados seguimentos da Diocese de Franca-SP: CEBs, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Irmãs religiosas, sacerdotes, paróquias e Comunidades. Na Semana da Pátria, a Fraternidade organizou três urnas nas Comunidades da Paróquia São Judas Tadeu, para recolher votos do Plebiscito Popular; Levaram as urnas e a imagem da Virgem de Guadalupe, protetora dos excluídos/as, para o Grito, que foi encerrado com uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano.


-Em São Paulo-SP, a Fraternidade de JUFRA das Chagas participou do Grito dos/as Excluídos/as no dia 07/09 juntamente com os/as membros do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil, que esteve reunido de 04 a 07/09. Durante o ato, os/as jufristas fizeram uma exposição nas escadas da Catedral da Sé com um grande painel escrito: “Chega de Violência e Extermínio de Jovens – Juventude Franciscana em Marcha Contra a Violência”, além de votarem no Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra. Também realizaram um encontro formativo no dia 05/09 sobre o histórico do Grito dos/as Excluídos/as e o Plebiscito Popular. O Assistente Espiritual Nacional da JUFRA e coordenador do Projeto “Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase”, Frei Miguel da Cruz (OFM), participou das duas atividades com os/as jufristas; Por conta da chuva, o Grito não realizou sua tradicional caminhada até o Monumento do Ipiranga no Parque da Independência.



-Em Santarém-PA, no dia 05/09, a Fraternidade de JUFRA Frei Juvenal Carlson saíu às ruas junto com os demais seguimentos do movimento social para realizarem o 16º Grito dos/as Excluídos/as organizado por diversos grupos, dentre eles as Pastorais Sociais da Diocese de Santarém-PA, Grupo em Defesa da Amazônia (FDA) e União dos Estudantes Secundaristas (UES). A Fraternidade levou faixas dizendo: "Não às barragens no Tapajós!", "Não a Belo Monstro!", "Tapajós vivo pra sempre!" e "Nós, jovens franciscanos dizemos sim ao limite da propriedade da terra!", como gesto de contraposição à implantação dos grandes projetos na Amazônia; Realizaram também encontro de formação sobre o Plebiscito, e mobilizaram com urnas de votação.



Irmãs e irmãos jufristas dos mais diversos lugares do Brasil, é para vocês que o Profeta Daniel escreve: “Os sábios brilharão como brilha o firmamento, e os que ensinam a muitos a justiça brilharão para sempre como estrelas.” (Dn 12,3).


Elson Matias

Sub Nac DHJUPIC da JUFRA do Brasil

www.dhjupic.blogspot.com

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL