OFS comemora a escolha do Brasil como sede do próximo Capítulo Geral

A Ministra Geral da OFS, Encarnación del Pozo, em nome do Conselho da Presidência do CIOFS (Conselho Internacional da OFS), anunciou, através de circular endereçada aos Conselheiros Internacionais e Conselhos Nacionais de todo o mundo, que o XIII Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular será realizado no Brasil, de 22 a 29 de outubro de 2011 mais precisamente na cidade de São Paulo - no Centro Pastoral Santa Fé. Segundo a carta, entre as propostas recebidas pela Presidência do CIOFS, esta foi escolhida para que pela primeira vez um Capítulo Geral seja realizado na América do Sul, onde a OFS mundial possui mais de um terço de seus integrantes e a JUFRA tem também uma considerável consistência. A Ministra Geral informou ainda que o tema central do Capítulo será “Evangelizados para evangelizar”.

No Brasil, a Ordem Franciscana Secular comemorou muito a notícia. Veja alguns depoimentos:

Estamos num período importante para nós, franciscanos seculares sul-americanos e brasileiros, porque se inicia uma caminhada para o maior evento da história da de nossa Ordem na America do Sul, com a Circular 16/08-14, expedida por nossa Ministra Geral, Encarnacion Del Pozo, a OFS e JUFRA do Brasil começam a se preparar para, pela primeira vez em nossa história, receber os representantes de nossa família advindos de todas as partes do mundo!

Um Capítulo é sempre um reviver do Capítulo das Esteiras, uma oportunidade de “Aggiornento”, de voltar às origens: “Pedras vivas (da OFS e JUFRA) recolhidas em partes do mundo inteiro se reúnem para formar o templo do Espírito Santo”.

Para a JUFRA do Brasil é um enorme graça celebrarmos o capítulo aqui em nosso país, na cidade da atual sede Nacional da JUFRA, e no ano de 2010 que é um ano histórico para nós, pois estaremos comemorando 40 anos da JUFRA do Brasil!

O Capítulo já está em nossa agenda e por conta do mesmo iremos contar com a visita de nossa Irmã Conselheira da Presidência e responsável pela JUFRA em nível mundial, a jovem Croata Ana Fruk, e também teremos os Conselheiros Internacionais da JUFRA Mundial. Isso trará mais brilho e força para a Celebração desta Fraternidade Nacional que hoje é uma das maiores do mundo.

No último Capítulo Geral, realizado na Hungria, uma das cinco prioridades definidas ali foi o trabalho com a JUFRA. É muito gratificante para nós, Jufristas, vermos a forma com que a OFS mundial tem demonstrado atenção e carinho para a causa da Evangelização e difusão do carisma entre os jovens e nos sentimos contemplados ao notar isso, nossa ministra geral e os Ministros Nacionais têm sempre citado a JUFRA e incentivado seu crescimento. Provavelmente a JUFRA será um tema também aprofundado no Capitulo Geral de 2011.

Será um belo momento. É importante que nós, Franciscanos Seculares e Jufristas, nos mantenhamos em comunhão de pensamento e em oração para o êxito desse momento tão bonito e especial em nossa caminhada e que seja por nós celebrado com entusiasmo e alegria!

Alex Bastos
Secretário Fraterno Nacional Da JUFRA do Brasil

Acesse o texto completo: http://www.franciscanos.org.br/v3/carisma/ofs/notas/08_080710.php

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL