Projeto Formação em Missão - Regional NEA2 CE/PI


É com grande alegria que nós da equipe regional de formação NE A2 CE/PI apresentamos os resultados da 1ª missão do Projeto Formação em Missão 2010. Essa primeira etapa foi realizada nos meses de janeiro a maio de 2010 e os cinco primeiros encontros do PROJETO FORMAÇÃO EM MISSÃO aconteceram nas cidades de: Redenção/CE, Fortaleza/CE, Sobral/CE, Juazeiro do Norte/CE e Parnaíba/PI. Além do encontro do Projeto aconteceram também paralelamente mais dois encontros: um para Subsecretaria de Infância, Micro e Mini Franciscanos e outro para Animadores Fraternos. Contamos com um bom número de participantes das fraternidades nos três encontros. Ao todo participaram 20 Fraternidades de JUFRA e 18 de Infância, Micro e Mini Franciscanos.




Na Formação Humana o irmão Wanley, Subsecretário Regional de Formação, realizou em três momentos: sensibilidade, realidade e ação; Sensibilidade: Fazer com que o jovem entre em uma reflexão a respeito do seu eu pessoal. Realidade: Qual o papel e a importância do jovem em sua comunidade. Ação: O que o jovem pode fazer para trabalhar em sua realidade.

Para a Formação Cristã a irmã Ana Neuza, Subsecretária Regional de Ação Evangelizadora, usou para reflexão e discussão a Passagem Bíblica Jo 4, 1-38 que fala sobre o modo de evangelização e missão de Jesus e os artigos de Puebla 1186, Medellín d.15, nº 10.


Para a Formação Sócio-Politico-Ambiental o irmão Marcus Vinícius, Subsecretário Regional de DHJUPIC, usou para reflexão e discussão a Passagem Bíblica Mt 10, 1 – 15 e os Escritos de São Francisco de Assis (Tomás de Celano – Livro 1 – Cap. 9 – 22) concluindo com o texto “São Francisco e o Amor a Missão”.


No encontro da Subsecretaria de Infância, Micro e Mini franciscanos a irmã Solange Subsecretária Regional de Infância, Micro e Mini Franciscanos trabalhou dois focos: o primeiro foi a manutenção das fraternidades já existentes através do conhecimento das dificuldades vividas nessas fraternidades, orientando assim o (a) subsecretário (a) local de como resolvê-las, acompanhando a formação que vem sendo desenvolvida, verificando se a mesma encontra-se de acordo com as Diretrizes de Formação da Infância, Micro e Mini Franciscanos e o segundo foco foi a criação de novas fraternidades de Infância, Micro e Mini franciscanos onde existe fraternidade de Jufra, com base na prioridade do XII CORJUFRA.

O encontro dos Animadores Fraternos o irmão Beto, Animador Fraterno Regional, estudou os documentos referentes ao serviço, como DMR, Estatuto da Animação Fraterna e todo o material elaborado por Edmilson Brito, Animador Fraterno Nacional (2007/2010) como também o estatuto Regional da JUFRA para um maior conhecimento da JUFRA e sua estrutura por parte da OFS. No encontro dos Animadores Fraternos, 07 das 09 fraternidades de OFS que não tem JUFRA se comprometeram em estar dando condições para implantação uma Fraternidade local de JUFRA.




No desenrolar dos encontros aconteceram vários momentos. Foram feitas visitas às comunidades que acolhiam o encontro com perguntas referentes à satisfação com as políticas públicas e como se encontrava a cidade, o que estava bom e ruim. Participamos de celebrações eucarísticas nas comunidades de Redenção, da procissão de Ramos em Sobral, celebração Penitencial em Fortaleza, admissão de uma irmã formanda da OFS em Juazeiro do Norte e dos 40 anos da fraternidade de Jufra de Parnaíba. Tivemos também convívios fraternos e realizamos também um dos encontros da Hora do Planeta (Sobral).


Para acompanhar os compromissos das fraternidades e auxiliar no que for preciso, foi criado um grupo na internet com o seguinte nome [email protected], onde cada fraternidade local ficou de criar um email padronizado pela equipe do projeto para receber notícias, textos, receber formação, gerar discussões e enviar fotos das atividades da segunda etapa do projeto que é a nível local.

Contamos com um número bom de fraternidades e de mais de 140 irmãos e irmãs, avaliamos como positiva a 1ª missão do projeto, com todos os trabalhos desenvolvidos como planejado e preparado por cada membro dessa equipe. Fizemos várias viagens pelos distritos de nosso regional levando uma nova formar de pensar e agir à Juventude Franciscana Regional, com mais compromisso com a Fraternidade local e com a comunidade em que vive.


Acesse o Relatório Completo - Projeto Formação em Missão - Regional NEA2 CE/PI





Marcio William - OFS/JUFRA

Secretário Fraterno Regional


Francisco Wanley – JUFRA

Subsecretário Regional de Formação


Ana Neuza – JUFRA

Subsecretária Regional de Ação Evangelizadora


Marcus Vinícius – JUFRA

Subsecretário Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação


Francisca Solange - OFS/JUFRA

Subsecretária Regional de Infância, Micro e Mini Franciscanos


Alberto Carlos (Beto) – OFS

Animador Fraterno Regional




Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL