SEMANA SANTA 2010

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Largo São Francisco N.º 173 – Centro – São Paulo/SP
CEP: 01.005-010


Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade Senhor!
(Salmo 39-40)


São Luís – MA, 22 de Março 2010

Saudações de Paz e Bem a todos os meus irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil!

É com alegria e entusiasmo que venho por meio desta, convocar a todos para fazemos, em fraternidade, uma reflexão sobre a SEMANA SANTA. Vamos refletir e vivenciar, passo a passo, os dias que antecederam a morte e a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Uma passagem de Ezequiel 18,31 retrata bem para nós jufristas o verdadeiro sentido da semana santa: “Lançai para bem longe toda a vossa iniqüidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração”. A semana santa, como é o conhecimento de todos, se inicia na quarta-feira de cinzas (40 dias antes da Páscoa, excetuando-se os domingos) e termina 40 dias depois da Páscoa, na quinta-feira em que se comemora a Ascensão de Jesus Cristo.

A Semana Santa, bem como a quaresma, tem data variável: cada ano é diferente. O domingo de Páscoa cai no primeiro domingo depois da lua cheia após 20 de março, que é a data nominal do equinócio da primavera no hemisfério Norte. A partir da data de Páscoa fixam-se as demais datas dos dias anteriores e posteriores. Também o carnaval respeita esta antiga tradição: 40 dias antes da Páscoa inicia a Quaresma e, no dia imediatamente anterior ao início deste tempo, festeja-se o carnaval.

Quaresma – Os 40 dias foram estabelecidos no século VIII porque o número 40 tem significado especial na Bíblia: lembra os 40 dias de Moisés, do profeta Elias e de Jesus Cristo no deserto.
Quarta – feira de Cinzas – Nesse dia começa a quaresma, sempre numa quarta-feira. Seu nome origina-se do costume de fazer o sinal da cruz na testa com cinzas, como sinal e símbolo de penitência, jejum e oração.

Ascensão – Quarenta dias depois do domingo da ressurreição termina o período de Páscoa, pois o livro de Atos relata que após a ressurreição Jesus apareceu “durante quarenta dias” aos discípulos e então subiu ao céu (Atos 1.1-11).

E assim seguem pequenos textos retratando e refletindo cada dia da semana santa. Levando-nos um melhor conhecimento da semana que tem algo tão especial que se diferencia dos demais dias. Onde no seu final se tem a maior festa da Igreja.

A todos os irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil, desejo uma ótima reflexão e uma semana santa abençoada, cheia de muita PAZ e todo o BEM.
Segue abaixo link para donwload de material especifico para a semana santa.

SEMANA SANTA

Fraternalmente,

Sandolini Assunção Braga
Subsecretário Nacional de Ação Evangelizadora

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL