REALIZADO ENCONTRO INICIAL DA FORMAÇÃO BÁSICA DA JUFRA – NORDESTE A1 - MARANHÃO


Nos dias 11 a 13 de setembro em São Luís, na Casa dos Frades Capuchinhos, foi realizado o FBJ com 32 jufristas vindos de diversas cidades do estado do Maranhão.
O encontro Inicial da Formação Básica da Jufra – FBJ iniciou-se na sexta com a apresentação dos participantes conduzida pela Subsecretária Regional de Formação, Mayara Ingrid e pelo assessor de formação, Luilson Chaves. Após este momento, todos foram conduzidos para um momento de reflexão e espiritualidade que culminou com o encerramento da noite.
No sábado pela manhã, ao despertarem, foi realizada a oração da manhã conduzida pelo Subsecretário Regional de Ação Evangelizadora.
Após o café foi dando início a formação dos jufristas, com a palestra do tema: IDEAL FRANCISCANO DE VIDA, conduzida pelo irmão Monteiro, OFS de São Luís. Na parte da tarde, foi a vez do irmão Patrício Barros apresentar as dinâmicas para os encontros da fraternidade e a Animadora Fraterna Regional, Karolinne Silva falou do Diretório das Mútuas Relações entre OFS e JUFRA, destacando pontos importantes. Fechando a tarde, houve a celebração eucarística presidida pelo Assistente Espiritual Regional, Frei Joá, OFM que na homilia passou a palavra a irmã Cristiana Dias, OFS que deu seu testemunho de como viver em conjunto com a OFS. No início da noite de sábado Frei Henrique, OFM conduziu os jufristas para um deserto, onde todos puderam fazer suas reflexões. Terminando a noite, tivemos um show com nosso irmão Lourifran, o conhecido Louro Seixas que cantou vários sucessos da MPB e variadas e colocou os jufristas para dançar. Depois foi a vez da irmã Marinez dar uma palhinha.
No domingo pela manhã, após a oração conduzida pelos irmãos Degenílson e Luilson, foi a vez do irmão do Subsecretário Nacional de Formação, Márcio William apresentar as Diretrizes de Formação da JUFRA do Brasil desafiando os jufristas para novas perspectivas quanto a formação dos mesmos. As conclusões foram apresentadas em forma de pequenas encenações analisando cada eixo que envolve as diretrizes na formação Humana, Cristã, Política, Social e Ecologica.
Encerrando o Encontro Inicial, foi realizada a Celebração do Compromisso do Jufrista presidida pelo Frei Joá, OFM.
A avaliação é positiva com relação a iniciativa desse encontro, ressalvando somente a participação de poucas fraternidades do regional, nesse momento único na vida do Jufrista.

Márcio William Alencar de Castro
Subsecretário Nacional de Formação

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL