REALIZADO EM FORTALEZA I ENCONTRO NACIONAL DE FORMADORES DA JUFRA DO BRASIL



Realizado nos dias 05 a 07 de setembro em Fortaleza, na Casa Franciscana da Divina Providência, da OFS – Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, o primeiro Encontro Nacional de Formadores da JUFRA do Brasil com a presença de 09 regionais sendo: Norte 3-Pará-Oeste, Nordeste A1-Maranhão, Nordeste A2-Ceará/Piauí, Nordeste A3-Rio Grande do Norte/ Paraíba, Nordeste B1-Pernambuco/Alagoas, Nordeste B4-Bahia Sul, Sudeste 2-Rio de Janeiro / Espírito Santo, Sudeste 3-São Paulo, Sul 1-Paraná e os membros do Secretariado Fraterno Nacional.
O encontro teve com foco a melhoria da formação, e alguns tópicos para os formadores locais, momentos com discussão, partilha e muita conversa. O Encontro foi divido em três partes: primeiro, com momento de espiritualidade franciscana onde Frei José Otacílio Félix da Silva, OFMCap Assistente Espiritual Nacional trabalhou o tema Francisco e a Formação dos Irmãos (ãs). No segundo momento, Edmilson Santos Brito, Animador Fraterno Nacional trabalhou o tema “a dimensão formativa humana, cristã, social e franciscana na vida da pessoa” e por ultimo, Marcio William Subsecretario Nacional de Formação trabalhou o tema “a formação na JUFRA e sua importância”. Todos os temas, após sua devida apresentação, foram refletidos em grupos de discussão com perguntas a serem partilhadas e apresentando resultados para a caminhada da formação da JUFRA e do Jufrista.
Foi também proposta uma roda de conversa onde todos os regionais participantes puderam relatar suas experiências vividas para o bom andamento da formação em sua região, e na sequência unindo todos os relatos, conversas e foi tiradas as conclusões do encontro com diversos tópicos a se trabalhar para melhorar a formação sendo dividido em três típicos.
ENCONTROS DE CAPACITAÇÃO: Continuidade do Encontro Nacional Formadores com participação dos Animadores Fraternos e Assistentes Espirituais e a realização de Encontros Regionais de Formadores (capacitação) com os Animadores Fraternos e Assistentes Espirituais; Oficinas (liderança, missionaridade); Encontro de turmas de formação específica (Iniciantes, FBJ, EFF).
ESPIRITUALIDADE: Curso de aprofundamento franciscano; Dia de ação missionária (com formação preparatória).
OUTROS: Criação de Rede de formadores (Grupo de Discussão); Material de formação (caderno – elaboração pelos formadores Regionais em rede), com o Subsecretário Nacional Formação como moderador e gerenciador. Material sobre o I ENFORMAÇÃO e Ano da Jufra (1950-2010); Elaborar projetos p/ formação; Trabalhar as diretrizes de formação nos Encontros Regionais; Diagnóstico da formação da Jufra. Todos esses tópicos serão dados prioridades conforme a necessidade dos regionais em comum acordo com o grupo de formadores (Em Rede).
Avaliando esse momento impar da formação da JUFRA do Brasil, foi visto como positivo e necessário a discussão entre os formadores. Agora é por todo o trabalho realizado em pratica e melhora ainda mais a formação na JUFRA.

Márcio William Alencar de Castro
Subsecretário Nacional de Formação

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL