28Âș Jornada Franciscana

(Clique aqui para ver mais fotos)

Queridos IrmĂŁos Jufristas de todo o Brasil, Paz e Bem!
Neste ultimo domingo o Regional da FFB de SĂŁo Paulo se reuniu para a 28ÂȘ Jornada Franciscana.
Contamos com a presença das fraternidades de JUFRA que compĂ”em o I distrito do Regional Sudeste III da JUFRA do Brasil composto pela baixada santista, grande ABC e pela capital paulista: (Fraternidade das Chagas – SĂŁo Paulo, Fraternidade Valongo – Santos e Fraternidade Ágape – Santo AndrĂ©).
Foi um encontro de profunda vivĂȘncia da fraternidade e de anĂĄlise critica, madura e esperançosa da atual situação de vivĂȘncia do carisma. A reflexĂŁo-base foi ministrada por Frei VitĂłrio Mazzuco Filho, OFM – VigĂĄrio Provincial da ProvĂ­ncia da Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ele dividiu a palestra em trĂȘs momentos: O que Ă© o carisma? As peculiaridades do carisma e atualização do carisma. Fazendo uma reflexĂŁo avaliativa dos temas usando de salutares provocaçÔes, citou a questĂŁo da animação vocacional: ”Hoje, se fala muito em crise vocacional na vida franciscana. Vou dizer uma coisa: NĂŁo acredito. NĂŁo acredito que existe crise vocacional. NĂŁo acredito mesmo. Sabe por quĂȘ? NĂŁo faltam vocaçÔes. Tem. E muitas. Às vezes vĂȘm em grupos grandes ou Ă s vezes em conta-gotas. Mas nunca deixam de vir. Nunca deixam de entrar" No que se refere Ă  JUFRA foi brilhante em sua colocação: "Eu acompanho hĂĄ muito tempo a Ordem Franciscana Secular e sabe que nĂŁo escuto falar da JUFRA nas fraternidades! Como Ă© que podem pensar em futuro se vocĂȘs nĂŁo preparam o futuro?", questionou, ganhando aplausos de todos, especialmente dos jufristas presentes no encontro.
ApĂłs a reflexĂŁo houve um momento de partilha e convĂ­vio, estavam presentes muitas CongregaçÔes Franciscanas, fraternidades de OFS e JUFRA, religiosos e tambĂ©m contamos com a presença dos IrmĂŁos Franciscanos Anglicanos. Em seguida houve um momento de apresentaçÔes culturais com e apresentação de coral, ginĂĄstica rĂ­tmica, coreografias franciscanas, e os irmĂŁos das fraternidades de JUFRA do I distrito fizeram uma representação teatral da ImpressĂŁo das Chagas de SĂŁo Francisco trazendo uma reflexĂŁo sobre as Chagas de Francisco e as Chagas da sociedade hodierna. Celebramos a Eucaristia com grande enfoque na celebração do dia da BĂ­blia e alimentados pelo pĂŁo da Palavra, da Eucaristia e da Fraternidade , partilhados nesse encontro encerramos mais este “capĂ­tulo”, oxalĂĄ todos os nossos encontros tenham tal nĂ­vel de reflexĂŁo madura e consciente, pois somente mediante tais reflexĂ”es do carisma poderemos vivĂȘ-lo em plenitude!
Paz e Bem!

Alex Sandro Bastos Ferreira, OFS/JUFRA
Subs. Nacional para a ĂĄrea Sudeste da
JUFRA do Brasil

ComentĂĄrios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL