Realizado XII Congresso Regional da JUFRA Nordeste A2 - CE/PI

(Foto oficial)

Na capital cearense, Fortaleza, aconteceu nos dias 01 a 03 de maio o XII Congresso Regional da Jufra Nordeste A2 - CE/PI, com a presença de 95 irmãos (20 fraternidades) dos estados do Ceará e Piauí, num total de 26 fraternidades oficializadas nos dois estados.


Na quinta-feira (30/04) aconteceu a recepção aos congressistas, tendo o mesmo iniciado na manhã do dia 1º de maio, no Cursilho da Cristandade, com a oração inicial.

No período da tarde, foi realizada uma mesa redonda discutindo ações para a Infância, Micro e Mini Franciscanos. Essa atividade foi promovida pela então Subsecretária Regional, Francisca Solange Barros.


Ainda na tarde da sexta-feira, foi realizada a Assembleia Extraordinária para emendas ao Estatuto Regional. A grande mudança é que o Regional realizará na metade de cada triênio um Congresso Regional Avaliativo. A Assembleia foi presidida pela irmã Mayara Ingrid Sousa Lima, Subsecretária Nacional para a Área Nordeste A, haja vista ser a região do Secretário Nacional, portanto, não podendo presidir o Congresso Regional.

Na noite da sexta feira houve o convívio fraterno promovido pelos jufristas do Piauí, numa belíssima apresentação das riquezas culturais e gastronômicas que este Estado possui.

O segundo dia de congresso foi iniciado com a celebração eucarística, presidida pelo Fr. Erivelton, OFM (Floriano-PI).
No sábado, foi apresentado o tema do Congresso: Jufra: Sonhos e desafios. Lema: Reacendei a chama do franciscanismo. Os assessores foram os irmãos Sérgio Vicente Marcos e Jackson dos Santos Barbosa. A conclusão do tema foi com uma bela apresentação dos grupos formados para trabalhar o tema e lema.

Durante todo o final da manhã e início da tarde foram apresentados os relatórios do Secretário Fraterno Regional e das Subsecretarias Regionais, Animação Fraterna e Assistência Espiritual.

Em seguida, a irmã Mayara Ingrid presidiu o momento eletivo, tendo como resultado para o triênio 2009-2012:´

Secretário Fraterno Regional: Márcio William Alencar de Castro (Fortaleza-CE)

Subsecretário Regional para o Distrito Fortaleza: Sérgio Vicente Marcos (Fortaleza-CE)

Subsecretário Regional para o Distrito Serra de Baturité: José Clementino da Silva (Neto) (Aracoiaba-CE)
Subsecretária Regional para o Distrito Cariri: Lilia Gonçalves (Juazeiro do Norte-CE)

Subsecretário Regional para o Distrito Vale do Acaraú: Wilker (Camocim-CE)

Subsecretário Regional para o Distrito Piauí: Wesley Silva Soares (Teresina-PI)

Houve também a eleição para o Conselho Fiscal, triênio 2009-2012.


Na manhã do domingo, após a leitura das moções, recomendações e resoluções e toda a parte conclusiva do Corjufra, foi celebrada a santa missa, presidida pelo Assistente Espiritual Frei José Otacílio Félix da Silva, OFM Cap (Fortaleza-CE), onde houve a posse dos(as) irmãos (as) eleitos(as).
O próximo Congresso (XIII CORJUFRA) acontecerá em outubro/novembro de 2010, em Teresina-PI.

A Deus, honra, louvor e glória para sempre! Paz e bem!

Comentários

Jufra disse…
Olá Franciscanos..Sempre acompanho o blog de vocês..Somos de Goiás,Grupo de Jovens JuFra!!
Parabéns pelo blog! e visita o nosso, dê uma força ,estamos começando agora. Paz e Bem!!

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL