MENSAGEM EM COMEMORAÇÃO AOS 38 ANOS DA JUFRA DO BRASIL (JANEIRO/09) E PELO DIA NACIONAL DO JUFRISTA (06 DE MARÇO)

Prezados(as) irmãos (as), paz e bem!

Neste mês de janeiro de 2009, a nossa Juventude Franciscana do Brasil completou 38 anos de presença oficial no país.
Pelas andanças neste imenso país-continente, tive a oportunidade e o privilégio de conhecer e conversar com alguns que conheceram e conviveram com o saudoso Frei Eurico de Melo, OFM Cap.
Estes me relataram o vigor, a disposição, a luta de Frei Eurico para manter viva a chama do franciscanismo naqueles jovens. Havia algumas motivações: o Brasil estava em plena ditadura militar e o povo, mesmo silenciosamente em sua maioria, pedia liberdade. Sim, liberdade de expressão, de agir, de SER! Queriam o direito de escolher seus representantes políticos.
Passados trinta e oito anos, desde aquele janeiro de 1971, onde a jovem e corajosa Ivone Berzosc aceitou o desafio de presidir a Juventude Franciscana do Brasil, com tantos outros jufristas estamos hoje aqui, refletindo o que foi feito e o que ainda temos o que fazer. Sempre me vem à mente as palavras de Francisco de Assis, quando diz: “Irmãos, recomecemos, pois até agora, pouco ou nada fizemos!”
Estamos sempre em busca de fazer o melhor, sempre com o intuito do serviço a Deus. Mas, às vezes, percebemos que fugimos um pouco deste objetivo. E daí, é preciso parar e refletir.
Nestes 38 anos da Jufra do Brasil e 800 anos do Carisma franciscanos, conclamo a todos a “reacenderem e incendiarem dentro de si e dos outros, a chama do franciscanismo”. E só quem poderá fazer isso serão os próprios jufristas, na busca constante da verdadeira fraternidade. Lembro ainda a necessidade dos encontros fraternos, da leitura assídua do evangelho, dos escritos e biografia franciscana, estudos formativos da Jufra, ações sociais e pastorais e tantas outras atividades.
E, reafirmo aqui o que aqueles jovens nos idos da década de 70 afirmaram: Esta é a vida que nós jovens da JUFRA, apesar de nossa fragilidade, queremos viver. Concluímos, reafirmando que cremos no Amor que vem de Deus, que está em nós, que está no nosso irmão. Que está nas criaturas que nos rodeiam, e que nos conduz para uma visão otimista e esperançosa do mundo, do homem e da história. Guiados por Francisco e Clara de Assis, reafirmamos nossa vontade de seguir o caminho de Cristo. A ele, honra e glória pelos séculos. Amém!
Parabéns para todos nós!
Um forte abraço fraterno, seu irmão-menor e servo.
Jackson dos Santos Barbosa, OFS/Jufra
Secretário Fraterno Nacional

Comentários

Anônimo disse…
Olá meus Queridos Irmão
"Quremos lembrar a voces que devem atualizar as fotos do Regional NE B3, pois o secretariado é outro"!

Paz e Bem!
Anônimo disse…
Se necessitar das fotos nos avise que lhes enviaremos com muito prazer. O nosso e-mail é [email protected]

Abraços fraternos
Anônimo disse…
[url=][/url]

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL