JUFRISTAS PRESENTES NA CELEBRAÇÃO DOS 800 ANOS DO CARISMA FRANCISCANO

De 17 a 19 de outubro passado, na cidade de Brasília – DF, no Colégio Santo Antônio (OFM), na Asa Sul, aconteceu a Celebração latino-americana e caribenha dos 800 anos do carisma franciscano.

Estiveram presentes aproximadamente 1.200 participantes (inclusive equipes de serviço) durante os dias desta festa.

As comemorações foram iniciadas com a palavra da Presidente da Família Franciscana do Brasil, Irmã Maria Vilaní Rocha de Oliveira, FHIC, saudando a todos os presentes e dando boas vindas a capital do Brasil e naquele momento, a capital latino-americana e caribenha do carisma.

Ainda no dia 17, aconteceram as seguintes palestras e depoimentos:
Memória da presença e contribuição franciscana na construção da história latino-americana e caribenha – Mário Cayota, Ordem Franciscana Secular – (Roma); Franciscanos/as na defesa dos Direitos Humanos / Dr Cláudio Fontelles, OFS; Dimensão profética do carisma francisclariano: Irmã Rosane Sturm, Franciscana da Penitência e Caridade Cristã – Brasil; Ser franciscano no mundo da política - Senador Pedro Simon, OFS; Mística – a chama acesa – Frei Guido Zegarra, OFM – Peru; Ser menor entre os mais pobres - Irmã Margarete, Ordem de São Francisco – vivência entre os pequenos lavradores assentados.

No final da tarde, houve o lançamento do selo comemorativo dos 800 anos do carisma franciscano e 400 anos do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro, por parte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).


Após o jantar, os congressistas seguiram para o Teatro Nacional onde prestigiaram a Cantata “O peregrino de Assis”. Foi um momento único na vida dos que ali estiveram presentes.
No dia 18, na parte da manhã, aconteceram as doze oficinas que trataram de diversos temas ligados ao nosso carisma, ficando para a parte da tarde a apresentação das mesmas no grande auditório. As conclusões ficaram por conta do Frei Aldir Crocoli, OFM Cap, Frei Guido Zegarra, OFM e Irmã Rosane Sturn, FPCC.

Na manhã do domingo, 19/10, aconteceu a celebração da santa missa, na Igreja N. Sra. De Fátima, sendo presidida por Dom Antônio Cavuto, OFMCap. (Bispo Diocesano de Itapipoca – CE).

Após a celebração, os participantes seguiram em caminhada rumo ao Palácio do Planalto, a fim de entregar uma releitura da “Carta aos Governantes”.


Os congressistas foram recebidos pelo Exmo. Sr. Vice-Presidente da República, José Alencar e pelo Exmo. Sr. Presidente do Congresso Nacional e Senado Federal, Senador Garibaldi Alves Filho.

O Vice- Presidente José Alencar falou em nome do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, saudando a todos com calorosas palavras de incentivo a caminhada, elogiando aquele ato. A Presidente da FFB, Ir. Maria Vilaní leu para todos a nossa “carta aos governantes” exortando os representantes do nosso país a deliberarem e cuidarem dos assuntos ali tratados, como: questão ambiental, povos indígenas, defesa e integridade de qualquer forma de vida.

Após as palavras da Presidente da FFB e do Vice-Presidente da República, este convidou todos os participantes do evento a conhecerem de perto as dependências do Palácio do Planalto e saudá-lo de perto com um abraço.


A Jufra do Brasil se fez presente com jufristas de diversas partes do Brasil, participando e animando o congresso, inclusive nas oficinas ali que se realizaram.
A Deus, honra, louvor e glória para sempre!

Comentários

Anônimo disse…
La ringrazio per intiresnuyu iformatsiyu

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL