Mais de 600 franciscanos (as) no Capítulo das Esteiras da FFB do Nordeste

Por Jackson Barbosa

Mais de 600 franciscanos (as) das tr√™s ordens franciscanas estiveram presentes no Cap√≠tulo das Esteiras da Fam√≠lia Franciscana do Nordeste, realizado de 15 a 18 de novembro de 2007, em Canind√©-CE (2¬ļ maior santu√°rio franciscano do mundo), cerca de 120 km de Fortaleza.
Os irmãos e irmãs de todos os estados do Nordeste celebraram na quadra paroquial da cidade os 800 anos do início do carisma franciscano, com o tema: "Reviver o sonho de Francisco e Clara de Assis no chão do Nordeste."
A exposição do tema teve a assessoria da irmã Maria Fachini, CF (Coord. do CBCMF no Brasil), onde brilhantemente falou aos presentes um pouco da história franciscana nesses 800 anos e qual o sonho de Francisco e Clara de Assis naquele tempo e qual é o sonho de ambos no tempo atual.
Participou ainda do cap√≠tulo, o Ministro Provincial da Ordem do Frades Menores (Prov√≠ncia Santo Ant√īnio do Brasil), Frei Marconi Ara√ļjo, OFM, onde fez um paralelo do tema do cap√≠tulo com a f√© do povo nordestino.
Vale ressaltar que todos os dias foram celebradas missas, com a participa√ß√£o, na abertura de Dom Jos√© Luis Sales, CSRR (Bispo Auxiliar de Fortaleza) e no encerramento de Dom Ant√īnio Roberto Cavuto, OFM Cap (Bispo Diocesano de Itapipoca-CE).
No s√°bado a noite (17/11), dia de Santa Isabel da Hungria, foi celebrada a eucaristia na capela do mosteiro das irm√£s da segunda ordem (Clarissas), onde a mesma ficou pequena com tanta gente.
Teve destaque a grande participação da Juventude Franciscana (JUFRA) nesses dias em Canindé, com irmãos e irmãs do Maranhão, Piauí, Ceará e Paraíba onde contagiara com a alegria que é peculiar dos jovens a todos os presentes. Inclusive, a Fraternidade local da JUFRA de Canindé foi responsável pela oficina do Teatro, tão bem organizada e apresentada por todos os participantes.
Os membros do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA também estiveram presentes, nas pessoas dos irmãos: Jackson dos Santos Barbosa (Secretário Fraterno Nacional), Márcio William Alencar de Castro (Subsecretário Nac. de Formação), Marcus Vinicius Pinheiro Lopes (Subsecretário Nac. Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação) e Alessandro Rodrigues da Silva (Subsecretário Nac. Ação Evangelizadora), sendo este representante da JUFRA na coordenação do Capítulo.
No encerramento do capítulo, a irmã Maria Fachini convocou a todos estarem em outubro de 2008, em Brasília, para a grande celebração dos 800 anos, a nível latino-americano e caribenho.
A Deus, louvor, honra e glória! Paz e bem!

Segue abaixo algumas fotos do Cápítulo.

Jufristas com Frei Marconi Lins Ara√ļjo, OFM (Ministro Provincial)



Ir. Maria Fachini, CF

Coment√°rios

An√īnimo disse…
Foi realmente um Grande Capítulo! Tive a graça de participar e de reviver o carisma!

Espero levar esse Carisma a todos vc's!

Abração!
Paz e Bem!

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL