"Do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho"

Primeira Assembléia Internacional da JUFRA

Entre os dias 28 de junho e 05 de julho de 2007, foi realizada no Albergue S√£o Francisco - situado no povoado catal√£o de Vilanova i la Geltr√ļ, na Espanha, a 40 minutos de Barcelona -, a I Assembl√©ia Internacional da Juventude Franciscana (JUFRA).
Foi a primeira vez que representantes da Fraternidades Nacionais do movimento foram convocados e se reuniram com o objetivo de unificar critérios quanto a ritos, formação, nomenclaturas, e apontar os rumos da JUFRA no futuro.
A JUFRA que é uma organização que vive a religião católica através do carisma franciscano, despertando os jovens para o compromisso de vida evangélica através da fraternidade, apostolado e inserção no mundo; e que, como ala jovem da Ordem Franciscana Secular (OFS), está presente em 45 países dos cinco continentes, contando com cerca de 50.000 membros em todo o mundo.

Os integrantes da I Assembléia Internacional da JUFRA em peregrinação ao santuário beneditino de Montserrat

Vinte e cinco Fraternidade Nacionais participaram da Assembl√©ia que contou com a presen√ßa da Ministra Geral da Ordem Franciscana Secular, Encarnaci√≥n del Pozo, que, no segundo dia do encontro, no ato de instala√ß√£o da Assembl√©ia, misturou com suas pr√≥prias m√£os as por√ß√Ķes de terra levadas dos v√°rios pa√≠ses ali representados.

Os representantes da JUFRA do Brasil, Anderson e Jackson, com a Ministra Geral da OFS, Encarnación del Pozo

Al√©m da Ministra Geral, tamb√©m estiveram presentes outros membros do Conselho da Presid√™ncia da OFS: Xavi Ramos Pozo, pela JUFRA; Lucy Almira√Īez, pelos pa√≠ses de l√≠ngua inglesa da √Āsia, Oceania e √Āfrica; Fr. Ivan Matic (OFM), Fr. Samy Irudaya (OFMCap.) e Fr. Mart√≠n Bitzer (OFMConv.), Assistentes Espirituais Gerais.
Da Am√©rica Latina participaram representantes da JUFRA de sete pa√≠ses: Brasil, Argentina, Chile; El Salvador, Paraguai, Porto Rico, e Venezuela. A JUFRA do Brasil, com seus mais de 36 anos de hist√≥ria, foi representada nesta in√©dita Assembl√©ia pelos irm√£os Jackson Barbosa, Secret√°rio Fraterno (Presidente) Nacional, que vive em Fortaleza, estado do Cear√°; e Anderson Moura, Delegado Internacional da JUFRA do Brasil, que vive em Nil√≥polis, estado do Rio de Janeiro - ambos eleitos para os respectivos servi√ßos no √ļltimo Congresso Nacional da JUFRA, realizado na cidade de Castanhal, estado do Par√°, no per√≠odo do √ļltimo carnaval.

Os jufrista da América Latina com a Ministra Geral da OFS

Além dos momentos decisivos da Assembléia como a partilha de experiências em grupos, os debates sobre a criação da Coordenação Internacional da JUFRA e o que mais deveria constar no Regulamento Internacional do movimento, os jufristas, franciscanos e seculares e assistentes também puderam aproveitar as excelentes palestras da Ministra Geral da OFS; do Ministro Geral dos Franciscanos Capuchinhos, Fr. Mauro Jöhri; do Assistente Nacional da OFS de Espanha, Fr. Agustín Louro, OFM; de frades representantes do Franciscans International; e do representante do Conselho Pontifício para os Leigos, Monsenhor Miquel Delgado Galindo.
Com certeza ficou marcado para aqueles que participaram da Assembl√©ia os momentos de partilha, de profunda ora√ß√£o, contempla√ß√£o e adora√ß√£o; as preces e os pai-nossos recitados em cada idioma; cora√ß√Ķes em un√≠ssono louvando ao Senhor Deus; e as palavras de motiva√ß√£o da Ministra Geral da OFS, Encarnaci√≥n del Pozo: “ (...) sejais a Boa Not√≠cia que tantas pessoas esperam de v√≥s, porque amam e confiam nos valores e na for√ßa de nosso carisma. Do carisma de Francisco que n√≥s devemos fazer presente hoje. Que vejam em v√≥s a convic√ß√£o de quem confronta sua vida continuamente com o Evangelho, indo do Evangelho √† vida e da vida ao Evangelho, para ser testemunhas cr√≠veis e coerentes do amor de Deus”.
Essa é a missão, o desafio e o testemunho dos jovens da JUFRA nos dias de hoje. Paz e Bem!

Coment√°rios

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL