"Do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho"

Primeira Assembléia Internacional da JUFRA

Entre os dias 28 de junho e 05 de julho de 2007, foi realizada no Albergue São Francisco - situado no povoado catalão de Vilanova i la Geltrú, na Espanha, a 40 minutos de Barcelona -, a I Assembléia Internacional da Juventude Franciscana (JUFRA).
Foi a primeira vez que representantes da Fraternidades Nacionais do movimento foram convocados e se reuniram com o objetivo de unificar critérios quanto a ritos, formação, nomenclaturas, e apontar os rumos da JUFRA no futuro.
A JUFRA que é uma organização que vive a religião católica através do carisma franciscano, despertando os jovens para o compromisso de vida evangélica através da fraternidade, apostolado e inserção no mundo; e que, como ala jovem da Ordem Franciscana Secular (OFS), está presente em 45 países dos cinco continentes, contando com cerca de 50.000 membros em todo o mundo.

Os integrantes da I Assembléia Internacional da JUFRA em peregrinação ao santuário beneditino de Montserrat

Vinte e cinco Fraternidade Nacionais participaram da Assembléia que contou com a presença da Ministra Geral da Ordem Franciscana Secular, Encarnación del Pozo, que, no segundo dia do encontro, no ato de instalação da Assembléia, misturou com suas próprias mãos as porções de terra levadas dos vários países ali representados.

Os representantes da JUFRA do Brasil, Anderson e Jackson, com a Ministra Geral da OFS, Encarnación del Pozo

Além da Ministra Geral, também estiveram presentes outros membros do Conselho da Presidência da OFS: Xavi Ramos Pozo, pela JUFRA; Lucy Almirañez, pelos países de língua inglesa da Ásia, Oceania e África; Fr. Ivan Matic (OFM), Fr. Samy Irudaya (OFMCap.) e Fr. Martín Bitzer (OFMConv.), Assistentes Espirituais Gerais.
Da América Latina participaram representantes da JUFRA de sete países: Brasil, Argentina, Chile; El Salvador, Paraguai, Porto Rico, e Venezuela. A JUFRA do Brasil, com seus mais de 36 anos de história, foi representada nesta inédita Assembléia pelos irmãos Jackson Barbosa, Secretário Fraterno (Presidente) Nacional, que vive em Fortaleza, estado do Ceará; e Anderson Moura, Delegado Internacional da JUFRA do Brasil, que vive em Nilópolis, estado do Rio de Janeiro - ambos eleitos para os respectivos serviços no último Congresso Nacional da JUFRA, realizado na cidade de Castanhal, estado do Pará, no período do último carnaval.

Os jufrista da América Latina com a Ministra Geral da OFS

Além dos momentos decisivos da Assembléia como a partilha de experiências em grupos, os debates sobre a criação da Coordenação Internacional da JUFRA e o que mais deveria constar no Regulamento Internacional do movimento, os jufristas, franciscanos e seculares e assistentes também puderam aproveitar as excelentes palestras da Ministra Geral da OFS; do Ministro Geral dos Franciscanos Capuchinhos, Fr. Mauro Jöhri; do Assistente Nacional da OFS de Espanha, Fr. Agustín Louro, OFM; de frades representantes do Franciscans International; e do representante do Conselho Pontifício para os Leigos, Monsenhor Miquel Delgado Galindo.
Com certeza ficou marcado para aqueles que participaram da Assembléia os momentos de partilha, de profunda oração, contemplação e adoração; as preces e os pai-nossos recitados em cada idioma; corações em uníssono louvando ao Senhor Deus; e as palavras de motivação da Ministra Geral da OFS, Encarnación del Pozo: “ (...) sejais a Boa Notícia que tantas pessoas esperam de vós, porque amam e confiam nos valores e na força de nosso carisma. Do carisma de Francisco que nós devemos fazer presente hoje. Que vejam em vós a convicção de quem confronta sua vida continuamente com o Evangelho, indo do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho, para ser testemunhas críveis e coerentes do amor de Deus”.
Essa é a missão, o desafio e o testemunho dos jovens da JUFRA nos dias de hoje. Paz e Bem!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL