XIII CONGRESSO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL

Foi realizado no período de 16 a 20 de fevereiro de 2007, na cidade de Castanhal-PA, o XIII Congresso Nacional da JUFRA do Brasil (CONJUFRA), que teve como tema: Juventude Franciscana: Há 35 anos buscando reviver o sonho de Francisco e Clara de Assis. O tema foi muito bem explicitado pela Ir. Maria Vilaní Rocha de Oliveira, FHIC (Presidente da FFB).
Na manhã do sábado (17/02) ocorreu a celebração de abertura do CONJUFRA, com a santa missa, presidida pelo Bispo Diocesano de Castanhal, D. Carlos Verzeletti e co-celebrada pelos Assistentes Espirituais presentes. Ainda no sábado, após a sessão preparatório do CONJUFRA e as devidas apresentações, foi exposto o tema já citado. Após a exposição do tema, os Regionais presentes (Norte 2 (PA/AP), NE A1 (MA), NE A2 (CE/PI), NE B1 (PE/AL), NE B2 (SE), NE B3 (BA Norte), SE 3 (SP) e Sul 1 (PR) apresentaram os relatórios de suas atividades, expondo as maiores dificuldades das fraternidades e as maiores conquistas.
No domingo, foi a vez dos membros do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA apresentarem seus relatórios de atividades, tendo os seguintes irmãos e irmãs presentes das funções: Áreas Norte, Nordeste A, Nordeste B, Sudeste e dos serviços básicos: Formação; Ação Evangelizadora; Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação; Infância, Micro e Mini Franciscanos; Finanças; Comunicação Social; Assessoria de Imprensa; Animação Fraterna e Cons. Internacional no CIOFS. O momento dos relatórios culminou com a apresentação das atividades do triênio (2004-2007), por parte do Secretário Fraterno Nacional, Jackson dos Santos Barbosa. Na noite do mesmo dia (18/02), houve o convívio fraterno, com a noite do Pará, com danças e comidas típicas da Região.
Na segunda-feira (19/02), ocorreu o processo eletivo, presidido pelo Ministro Nacional da OFS, José Carlos de Andrade, tendo como eleitos os seguintes irmãos, para o triênio 2007-2010: Jackson dos Santos Barbosa, Fortaleza-CE (reeleito Secretário Fraterno Nacional); Edson Viana, Santarém-PA (reeleito Subsecretário p/ Área Norte); Mayara Ingrid, São Luís-MA (Subsecretária p/ Área Nordeste A); Vicente Bruno J. Figueiredo, Aracaju-SE (reeleito Subsecretário p/ Área Nordeste B); Alex Sandro Bastos, São Paulo-SP (Área Sudeste); Rafael Penha, Curitiba-PR (Área Sul) e Karina Marques (Área Centro-Oeste). Para Delegado Internacional da JUFRA, foi eleito Anderson Moura (Nilópolis-RJ). Para o Conselho Fiscal foram eleitos titulares: Walber Junior (PA), Solange Barros (CE/PI) e Wigna Jales (RN/PB). Já na tarde do dia 19/02, houve a Assembléia Extraordinária, para aprovação de algumas emendas ao Estatuto Nacional da JUFRA do Brasil. No período da noite, houve a missa com a posse dos eleitos e com a presença da réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Foi um momento de extrema emoção para todos que estavam presentes.No último dia do CONJUFRA, terça-feira (20/02) foram aprovadas as moções, resoluções e recomendações, contribuição fraterna, etc. Foi aprovado o local de realização do próximo CONJUFRA, que deverá ocorrer no Carnaval de 2010, na cidade de Lagoa Seca-PB, cerca de 12 km de Campina Grande.

Jackson dos Santos Barbosa
Secretário Fraterno Nacional

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL