I Encontro Internacional da JUFRA do Cone Sul

Quer conferir algumas fotos do Encontro? Então clique nos links abaixo:
Foi realizado, no Centro de Espiritualidade Monte Alverne, na cidade de Mogi Mirim-SP, no período de 27 a 30 de julho de 2006, o I Encontro Internacional da JUFRA do Cone Sul - JUFRA MOSTRA SUA CARA!
O mesmo foi iniciado na noite da 5ª feira (27/07), com a oração inicial e a acolhida dos(as) irmãos(as) ali presentes, feita pela irmã Ana Cláudia O. Santos, OFS.
Na 6ª feira (28/07), no período da manhã, houve a apresentação dos participantes do Encontro:
JUFRA DO BRASIL (aprox. 100 irmãos/as)
Região Nordeste A1 (Maranhão);
Região Nordeste A2 (Ceará e Piauí);
Região Nordeste B1 (Pernambuco e Alagoas);
Região Sudeste 1 (Minas Gerais);
Região Sudeste 2 (Rio de Janeiro e Espírito Santo);
Região Sudeste 3 (São Paulo);
Secretariado Fraterno Nacional, com 4 membros (Jackson dos S. Barbosa - Secretário Fraterno Nacional; Anderson dos S. Moura - Subsecretário Nac. p/ Área Sudeste; Cilenilde O. Santos - Subsecretária Nac. Formação; Ana Cláudia O. Santos - Animadora Fraterna Nacional e Cons. Int. da JUFRA da América Latina no CIOFS)
Conselho Nacional da OFS - Paulo Machado da Costa e Silva
Franciscanos(as) seculares de diversas Regiões.
JUFRA do Paraguai (4 irmãos/as)
JUFRA da Bolívia (9 irmãos/as)
JUFRA do Peru (1 irmão)
Presidência do CIOFS - Rosalvo Mota (Vice-Ministro Geral da OFS), Maria Aparecida Crepaldi (Cons. p/ Área Língua Portuguesa) e Fr. Ivan Matic, OFM (Assistente Geral OFS/JUFRA).
Após as apresentações, todos se dirigiram a capela do Convento dos Frades da TOR (Terceira Ordem Regular) e participaram da celebração da santa missa de abertura do encontro, presidida por Fr. Ivan Matic.
Na parte da tarde, os irmãos Rosalvo e Maria Aparecida Crepaldi refletiram com os irmãos e irmãs ali presentes o papel dos jufristas como co-participantes e responsáveis na caminhada da OFS.
Após a reflexão do tema, foram dividas equipes, onde os mesmos responderam a dois questionamentos deixados pela irmã Maria Aparecida.
Essas respostas fazem parte do documento do Encontro que, posteriormente será enviado à toda a JUFRA.
À noite, foi apresentado pelo irmão Gustavo Vallejo (Peru), o projeto JUFRA.ORG. O mesmo se trata de um site, em Espanhol e Português que divulgará notícias dos países Ibero-americanos (América Latina, Portugal e Espanha). Cada país será responsável pelo envio dessas notícias e a atualização do mesmo ficará a cargo de uma equipe a ser escolhida posteriormente.
No sábado de manhã, 29/07, todos realizaram um passeio turístico a cidade de Águas de Lindóia, cerca de 45 km de Mogi Mirim.
O retorno se deu por volta das 14:30h e chegando novamente ao local do Encontro, os jufristas voltaram a sala de reunião para a comemoração dos 35 anos da JUFRA do Brasil.
O Secretário Fraterno Nacional, Jackson dos Santos Barbosa, apresentou alguns slides que mostravam, resumidamente, a história da JUFRA do Brasil nestes 35 anos de caminhada.
O irmão também apresentou aos presentes slides que contavam a essa história através de fotografias.
Foi distribuído a todos, a lembrança da JUFRA do Brasil, com patrocínio do Regional do Ceará e Piauí: um chaveirinho da cidade de Fortaleza. Foi entregue também a lembrança do Encontro: Francisco e Clara feitos a partir de biscuit, como ímã de geladeira.
À noite, houveram apresentações culturais do Maranhão (Bumba-meu-boi), Minas Gerais (Quadrilha junina), São Paulo (Roda de Samba), Pernambuco (Frevo) e claro, a apresentação da JUFRA da Bolívia.
Por fim, foi cantado os parabéns a toda a JUFRA do Brasil, pelos seus anos de caminhada em nosso país. Em seguida, houve a festa em comemoração a todos que ali estavam presentes: O baile dos 35 anos.
No domingo pela manhã, foi tirada a foto oficial do Encontro. Em seguida, houve a celebração de encerramento na capela, onde foram feitos todos os agradecimentos.
Por fim, aconteceu uma mesa redonda, com o tema: Juventude Franciscana e sua missão no mundo pós-moderno.
Cada país teve dois representantes expondo suas idéias a cerca do tema.
O I Encontro Internacional da JUFRA do Cone Sul foi encerrado às 12:45h, com o almoço fraterno.
Quero registrar aqui os momentos de alegria e fraternidade que tivemos durante estes 4 dias.
À Deus, louvor, honra e glória para sempre!
Jackson dos Santos Barbosa
Secretário Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL