2018 - O ANO NACIONAL DO LAICATO


Abertura do Ano do Laicato, uma mensagem!

            O Concílio Ecumênico Vaticano II, esse “novo Pentecostes” da Igreja continua vivo e valorizando a vocação e missão dos cristãos leigos e leigas, compreendendo-o plenamente Igreja. Supera a imagem de leigo visto como aquele que não sabe, aquele que não é, aquele que precisa ser levado a, apresentando uma visão positiva, reafirmando a sua plena incorporação à Igreja e seu mistério. “Estes fiéis foram incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos Povo de Deus e, a seu modo, feitos partícipes do múnus sacerdotal, profético e régio de Cristo, pelo que exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” (LG, 31).
O Concílio fundamentou toda a Igreja nas missões de Cristo e do Espírito, pois é o Espírito que capacita todas as pessoas batizadas para participarem na obra de Cristo oferecendo usas vidas como sacrifício espiritual, a escutarem e proclamarem a Palavra e trabalharem pela vinda do Reino de Deus (cf. LG, 31).
Somos chamados por Deus, por vocação própria, como sujeitos eclesiais, a agirmos no tecido humano da sociedade, na política, na economia, na cultura, na educação, na comunicação, no campo e na cidade.
Somos muitos, somos Igreja, formamos um só Corpo em Cristo Jesus (cf. Rm.12,5).
Leigos e leigas, sujeitos na Igreja e Sociedade, chamados a uma “Igreja em saída”, que se espelha em Cristo e em sua missão, o Reino de Deus, como “sal da terra, luz do mundo e fermento na massa”.
Que neste Ano do Laicato, possamos viver intensamente nossa vocação, identidade, espiritualidade e missão.
Que neste Ano do Laicato possamos intensificar a presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, articulando o Conselho Nacional do Laicato do Brasil em todas as prelazias, dioceses e arquidioceses de nossos regionais. Seja esta a nossa meta para a integração das diversas expressões e organizações do laicato, para despertar nos leigos e leigas uma consciência crítica e participar nas atividades da Igreja como sujeito eclesial, para viver a comunhão com os demais membros da Igreja, para a capacitação e formação de um laicato maduro e organizado, com vistas à uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Um feliz e abençoado Ano do Laicato a toda a Igreja!


Marilza José Lopes Schuina – presidente do CNLB

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL