PROVÍNCIA SANTA CRUZ REALIZA ENCONTRO PROVINCIAL DAS JUVENTUDES


Entre os dias 31 de maio e 01 de junho, jovens das diversas paróquias da Província Santa Cruz, JUFRA e entidades ligadas aos frades foram acolhidos no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis, para o Encontro Provincial das Juventudes. Este encontro é uma preparação para o Encontro Nacional de Jovens, organizado pelo Serviço Interfranciscano de Evangelização e Missão (SIFEM) da CFMB, que acontecerá no próximo ano, na Província Santa Cruz.

A Pastoral Franciscana da Juventude preparou este momento para que os jovens conheçam um pouco mais da vida franciscana, reflitam sobre o protagonismo dos jovens e sua atuação no mundo atual.

O encontro teve início na manhã do sábado (31) com o Ofício Divino das Comunidades celebrando a festa da Visitação de Maria a Isabel. Em seguida, a 'dança da amizade' abriu os trabalhos sob a coordenação de Paulo Gustavo, com o tema: 'São Francisco: um modelo para os jovens de hoje'.

Na sequência, Ana Carolina Miranda formadora Nacional da Jufra do Brasil, fez um bate-papo com os jovens motivados pelo seguinte tema: 'A secularidade e o Protagonismo Juvenil'. Pela tarde, José Geraldo, professor do Colégio Santo Antônio (BH) abordou sobre tarde sobre 'O Seguimento de Jesus Cristo na Igreja', propondo a prática dos verbos: VER, JULGAR E AGIR...

Após, a Equipe Provincial da Juventude apresentou os objetivos da nova equipe, bem como a proposta pela construção, em conjunto, de uma pastoral que seja aglutinadora do movimento franciscano na província. À noite, celebrou-se o Lucernário e após, houve uma “Noite Dançante”. Na manhã do dia 1 de junho, Sthefania Pires Secretária Fraterna do Regional Sudeste I da Jufra e as fraternidades de JUFRA das cidades de São João del Rei e Betim juntos falaram sobre o que é a identidade da Juventude Franciscana. Por fim, houve a avaliação do encontro sucedida da Celebração Eucarística de encerramento, presidida pelo Animador Provincial para as vocações franciscanas, Frei Eron Cerrato.


Estiveram presentes no encontro representantes das fraternidades de JUFRA das cidades de Alcobaça, Betim, Divinópolis, Nova Serrana, Salinas e São João Del Rei. O Secretariado Fraterno Regional da Jufra de Minas Gerais (Regional Sudeste I) foi representado pela Secretária Fraterna Sthefania Pires e pelo Secretário Fraterno Regional para Distrito II Diogo Andrade.

Fonte: Sthefania Pires - Secretária Regional do Regional de Minas Gerais

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL