Viva a Semana Santa com intensidade


A Semana Santa é o ponto alto de todas as celebrações que realizamos na Igreja. Contemplamos a paixão, morte e ressurreição do Senhor, Jesus Cristo.Infelizmente, o afastamento da religião tem levado muitas pessoas, contaminadas por um secularismo, isto é, uma indiferença com relação a fé, a viver esses dias como se fossem nada mais do que um simples "feriadão".

Não são poucos os católicos que também negligenciam o verdadeiro valor da Semana Santa, esquecem que é o momento de revigorar a fé e deixar-se envolver pelo grande amor de Deus manifestado em Jesus, nosso Senhor. Foi por nós que Deus permitiu que seu filho sofresse o mais cruel de todos os sofrimentos, a morte de cruz, para desse modo mostrar o quanto nos ama.

A cruz, mais do que sinal de suplício, é na verdade a maior prova de amor de Deus pela humanidade.Infelizmente, poucos ainda estão convencidos do amor do Pai, amor incondicional e irrestrito. Só o amor é capaz de transfigurar o coração do homem, só a descoberta verdadeira de Deus, através de uma experiência viva de amor, nos faz descobrir o verdadeiro sentido de nossa existência. Como chegar a essa experiência, senão por meio de uma decisão firme de renúncia a tudo que obscurece a imagem de Deus em nós?

Fomos criados para acolher e viver o amor de Deus. Esse é o único caminho que o homem moderno precisa redescobrir. Não permitir que uma cultura pretensiosamente autossuficiente, onde se pretende construir a vida ignorando ou excluindo Deus, se imponha de forma ditatorial.
 
O Santo Padre pediu-nos para não cedermos à "ditadura do relativismo", em que nenhuma verdade é definitiva. Procuremos construir nossas vidas e orientá-la sempre segundo os critérios e as verdades do Evangelho. Digamos "não", portanto, às opiniões veiculadas pelas idéias mostradas particularmente pelos meios de comunicação que, ao invés de formar, deformam a consciência moral, sobretudo dos jovens e adolescentes.
 
A Semana Santa é o momento propício para nós, cristãos, discípulos e missionários, testemunharmos a Pessoa de Jesus Cristo. Ele que veio para dar testemunho da verdade. A verdade é Deus, Deus é amor e consequentemente é impossível separar amor e verdade. Só a verdade é capaz de nos libertar verdadeiramente.

As celebrações da Semana Santa nos evangelizam para escolhermos o amor e a verdade. Nos faz entender melhor o sentido do ser e do agir cristão, cuja referência é o próprio Senhor. A Paixão, a crucificação e a morte do Senhor são os caminhos da vitória, caminhos imprescidíveis, necessários para se chegar à Ressurreição.

A cruz é dizer "não" ao pecado, como fez Jesus. Ele preferiu morrer vitimado pelo pecado do que ceder às "vantagens" do pecado. A cruz é um "não" ao mal e um "sim" ao amor. Não é fácil dizer "sim" à vontade de Deus e "não" ao pecado. Exige renúncia e sacrifício. Mas só imitando o nosso Senhor, percorrendo o nosso calvário cotidiano, descobriremos o valor da nossa existência, quão grande e maravilhosa é a vida. Felizes os que constroem as suas vidas sobre a verdadeira rocha.

Que a Semana Santa seja o momento propício de tomada de decisão, cada vez mais firme Àquele que é o rosto de Deus entre nós.

Padre Luiz Fernando - Madureira/RJ
Fonte: www.soucatequista.com.br

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL