MENSAGEM À JUFRA DO BRASIL POR OCASIÃO DO DIA DE SÃO FRANCISCO/2009
Queridos(as) irmãos (as) da Jufra do Brasil, paz e bem!
Ainda estamos sentindo o perfume das comemorações do oitavo centenário do carisma franciscano, onde revivemos o sonho de Francisco de Assis, daquele século XIII.Francisco foi exemplo de filho que toda família, naquela época, queria, mas depois de sua conversão caiu no conceito da sociedade italiana tradicionalista. Lembremos: estamos sendo esse exemplo de filho (a) em nossas famílias?
Segundo, quando Francisco de Assis abraçou a pobreza, a vida itinerante, serviu de exemplo para muitos jovens da época. Daí, pergunto: somos (de um modo pessoal) esse exemplo para a sociedade, para a nossa família e para as nossas fraternidades?
Mais do que oportuno refletirmos essa questão, uma vez que Francisco foi jovem como nós e certamente passou pela turbulência dessa fase da vida, mas num contexto diferente. Hoje, temos
nossos medos: ausência de pessoas queridas, desemprego, desqualificação profissional, e tantas outras coisas.
Quero dizer aqui, que o pobrezinho de Assis não está muito distante de nós. E é por isso que nos identificamos com ele (a alegria, a festa, o amor ao próximo e às criaturas e a simplicidade do viver).
Neste dia em que celebramos sua vida, sua memória, sua passagem por aqui, desejo a todos os jufristas do Brasil uma ótima festa e que cada um desperte em si e apresente o melhor que tiver de Francisco em você, pois como o próprio descreveu a verdadeira fraternidade, “o irmão perfeito” se dará somente com o somatório dos melhores dons de cada um.
Felicidades para todos!
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.
Um forte abraço fraterno a todos. Vosso irmão-menor e servo.
Jackson dos Santos Barbosa, OFS/JUFRA
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional
_page-0001.jpg)

Comentários