28º Jornada Franciscana

(Clique aqui para ver mais fotos)

Queridos Irmãos Jufristas de todo o Brasil, Paz e Bem!
Neste ultimo domingo o Regional da FFB de São Paulo se reuniu para a 28ª Jornada Franciscana.
Contamos com a presença das fraternidades de JUFRA que compõem o I distrito do Regional Sudeste III da JUFRA do Brasil composto pela baixada santista, grande ABC e pela capital paulista: (Fraternidade das Chagas – São Paulo, Fraternidade Valongo – Santos e Fraternidade Ágape – Santo André).
Foi um encontro de profunda vivência da fraternidade e de análise critica, madura e esperançosa da atual situação de vivência do carisma. A reflexão-base foi ministrada por Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM – Vigário Provincial da Província da Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ele dividiu a palestra em três momentos: O que é o carisma? As peculiaridades do carisma e atualização do carisma. Fazendo uma reflexão avaliativa dos temas usando de salutares provocações, citou a questão da animação vocacional: ”Hoje, se fala muito em crise vocacional na vida franciscana. Vou dizer uma coisa: Não acredito. Não acredito que existe crise vocacional. Não acredito mesmo. Sabe por quê? Não faltam vocações. Tem. E muitas. Às vezes vêm em grupos grandes ou às vezes em conta-gotas. Mas nunca deixam de vir. Nunca deixam de entrar" No que se refere à JUFRA foi brilhante em sua colocação: "Eu acompanho há muito tempo a Ordem Franciscana Secular e sabe que não escuto falar da JUFRA nas fraternidades! Como é que podem pensar em futuro se vocês não preparam o futuro?", questionou, ganhando aplausos de todos, especialmente dos jufristas presentes no encontro.
Após a reflexão houve um momento de partilha e convívio, estavam presentes muitas Congregações Franciscanas, fraternidades de OFS e JUFRA, religiosos e também contamos com a presença dos Irmãos Franciscanos Anglicanos. Em seguida houve um momento de apresentações culturais com e apresentação de coral, ginástica rítmica, coreografias franciscanas, e os irmãos das fraternidades de JUFRA do I distrito fizeram uma representação teatral da Impressão das Chagas de São Francisco trazendo uma reflexão sobre as Chagas de Francisco e as Chagas da sociedade hodierna. Celebramos a Eucaristia com grande enfoque na celebração do dia da Bíblia e alimentados pelo pão da Palavra, da Eucaristia e da Fraternidade , partilhados nesse encontro encerramos mais este “capítulo”, oxalá todos os nossos encontros tenham tal nível de reflexão madura e consciente, pois somente mediante tais reflexões do carisma poderemos vivê-lo em plenitude!
Paz e Bem!

Alex Sandro Bastos Ferreira, OFS/JUFRA
Subs. Nacional para a área Sudeste da
JUFRA do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL