Mais de 600 franciscanos (as) no Capítulo das Esteiras da FFB do Nordeste

Por Jackson Barbosa

Mais de 600 franciscanos (as) das três ordens franciscanas estiveram presentes no Capítulo das Esteiras da Família Franciscana do Nordeste, realizado de 15 a 18 de novembro de 2007, em Canindé-CE (2º maior santuário franciscano do mundo), cerca de 120 km de Fortaleza.
Os irmãos e irmãs de todos os estados do Nordeste celebraram na quadra paroquial da cidade os 800 anos do início do carisma franciscano, com o tema: "Reviver o sonho de Francisco e Clara de Assis no chão do Nordeste."
A exposição do tema teve a assessoria da irmã Maria Fachini, CF (Coord. do CBCMF no Brasil), onde brilhantemente falou aos presentes um pouco da história franciscana nesses 800 anos e qual o sonho de Francisco e Clara de Assis naquele tempo e qual é o sonho de ambos no tempo atual.
Participou ainda do capítulo, o Ministro Provincial da Ordem do Frades Menores (Província Santo Antônio do Brasil), Frei Marconi Araújo, OFM, onde fez um paralelo do tema do capítulo com a fé do povo nordestino.
Vale ressaltar que todos os dias foram celebradas missas, com a participação, na abertura de Dom José Luis Sales, CSRR (Bispo Auxiliar de Fortaleza) e no encerramento de Dom Antônio Roberto Cavuto, OFM Cap (Bispo Diocesano de Itapipoca-CE).
No sábado a noite (17/11), dia de Santa Isabel da Hungria, foi celebrada a eucaristia na capela do mosteiro das irmãs da segunda ordem (Clarissas), onde a mesma ficou pequena com tanta gente.
Teve destaque a grande participação da Juventude Franciscana (JUFRA) nesses dias em Canindé, com irmãos e irmãs do Maranhão, Piauí, Ceará e Paraíba onde contagiara com a alegria que é peculiar dos jovens a todos os presentes. Inclusive, a Fraternidade local da JUFRA de Canindé foi responsável pela oficina do Teatro, tão bem organizada e apresentada por todos os participantes.
Os membros do Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA também estiveram presentes, nas pessoas dos irmãos: Jackson dos Santos Barbosa (Secretário Fraterno Nacional), Márcio William Alencar de Castro (Subsecretário Nac. de Formação), Marcus Vinicius Pinheiro Lopes (Subsecretário Nac. Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação) e Alessandro Rodrigues da Silva (Subsecretário Nac. Ação Evangelizadora), sendo este representante da JUFRA na coordenação do Capítulo.
No encerramento do capítulo, a irmã Maria Fachini convocou a todos estarem em outubro de 2008, em Brasília, para a grande celebração dos 800 anos, a nível latino-americano e caribenho.
A Deus, louvor, honra e glória! Paz e bem!

Segue abaixo algumas fotos do Cápítulo.

Jufristas com Frei Marconi Lins Araújo, OFM (Ministro Provincial)



Ir. Maria Fachini, CF

Comentários

Anônimo disse…
Foi realmente um Grande Capítulo! Tive a graça de participar e de reviver o carisma!

Espero levar esse Carisma a todos vc's!

Abração!
Paz e Bem!

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL