JUFRA NO EREMITÉRIO SANTA CLARA

 



Nos dias 27 e 28 de novembro de 2021, a Secretária Nacional de Formação, Gabriela Consolaro, esteve com as irmãs e os irmãos da Fraternidade Reis de Gubbio, de Curitiba/PR. 

No sábado, dia 27, a fraternidade (Iran, Juliano, Natali, Priscila, Bruna, Eduardo e Gabriela) se encontrou em Tijucas do Sul, município próximo de Curitiba, para aproveitar um dia de vivência no Eremitério Santa Clara, local pensado por frei Eurico de Mello, em que a Criação vive em harmonia e são cultivados no ar o silêncio e a contemplação. Maria Lúcia nos recebeu, que faz parte do Instituto Franciscano Seara, de mulheres que vivem na secularidade consagrada, idealizado e fundado por fr. Eurico de Mello (Saiba mais sobre o Instituto Franciscano Seara no site, que guarda também escritos de frei Eurico: https://institutofranciscano.com.br/instituto-de-vida-consagrada-secular/).

Por ação do Espírito Santo e sem nosso conhecimento prévio, estivemos nesse lugar especial no meio do tríduo que relembra a passagem do frei, rememorada no dia 28 de novembro. O frade capuchinho foi um entusiasta da Jufra que em 1967 trouxe da Itália para o Brasil a experiência, com esperança e vontade de estruturar no País a JUFRA do Brasil.  Devemos ser eternamente gratas e gratos a essa missão que nos possibilitou estar aqui hoje com nossa estrutura nacional, cultivando uma relação próxima com a OFS, a partir de itinerários formativos sólidos, complexos e que bebem de uma espiritualidade extremamente aprofundada. No 19º Caderno de Formação, o Caderno do Jubileu, trilhamos um pouco dessa história na linha do tempo a partir da página 4, depois você pode conferir por lá: https://drive.google.com/file/d/1Mb29jfT4bx5OfLNvLN--evSSOYvHJ4vS/view?usp=sharing

No dia que passamos no Eremitério, caminhamos por toda essa história, contemplando a grandiosa obra cuidada nos mínimos detalhes. Em todo o terreno, existem placas (algumas escritas à mão pelo próprio frei Eurico) com mensagens que nos levam à reflexão, à meditação e ao silêncio. Maria Lúcia, que nos recebeu e é da fraternidade que lá reside, mostrou cada detalhe do Memorial de Frei Eurico de Mello, em que a história da JUFRA é presente em muitos itens, como seu hábito, a máquina de escrever que originou todos os seus escritos, seus (muitos) livros, fotos, móveis, imagens. Como primeiro impulso quando entramos o Memorial, que fica no início da casa que moram as quatro integrantes da fraternidade, Maria Lúcia nos encaminhou para a Capela do Santíssimo, antigo quarto de frei Eurico, que hoje protege o Cristo Eucarístico em uma caixa de madeira talhada pelo frei, no meio de uma cruz também confeccionada por ele. O quarto, simples e pequeno, tinha uma janela também pequena que permitia contemplar a grandiosidade da Criação. Certamente muito sobre a JUFRA foi pensado naquele cômodo. 




Maria se mostrou extremamente feliz em nos receber, comentando que lembrava de ter recebido ex-jufristas, mas se alegrava muito em agora receber uma fraternidade de Jufra pela primeira vez. Depois desse maravilhoso encontro de irmãos, registramos o momento especial: 




Após essa apresentação, nós caminhamos por todo o espaço, realizamos algumas reflexões, meditando sobre a JUFRA, sobre a Criação e o privilégio de vivermos aquele momento. Mas ainda sobre o espaço, é necessário pontuar a atmosfera de oração que o Eremitério proporciona, para tentar fazer com que as irmãs e irmãos que leem esse relato sintam um pouco do que vivemos. A espiritualidade franciscana circunda o local, que guarda uma capela com vitrais de Francisco e Clara que se misturam com a natureza, além de um sacrário maravilhoso, com a simplicidade e a potência do lugar que guarda o próprio Cristo. Nesse mesmo templo estão também guardados restos mortais de frei Eurico, que nos aproximam do homem que um dia quis tanto que estivéssemos ali, como fraternidade de JUFRA, organizada nacionalmente há 50 anos. É, sem dúvida, muito emocionante a oportunidade de caminhar por onde ele caminhou. 



Deixando a capela e adentrando as árvores que, na linda ciranda da existência dançam ao redor, encontramos um confessionário a céu aberto, envolto por uma cortina de folhas que desce de uma grande árvore e abraçam uma mesa, ao lado de uma cruz de madeira, que é reservada para as conversas espirituais. Nessa árvore, vale mencionar, frei Eurico subia num tronco bem alto para rezar e contemplar. Continuando o passeio, havia um belo lago, grutas dedicadas à Nossa Senhora, um espaço dedicado ao presépio, trilhas com os mistérios do terço e as estações da via-sacra. No Eremitério Santa Clara, é tudo pensado para aproximar de Deus. Foi muito especial contemplar essa beleza e saber que em 2021 a JUFRA do Brasil comemora 50 anos porque foi guiada por essa espiritualidade forte, potente e transformadora. Quem quiser reviver um pouco da oportundiade que tivemos, pode conferir todas as fotos e vídeos aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1qeQhUc17aJ2LuIVgnFUGGMpQSDGTKGY1?usp=sharing

Abastecidos por esse dia memorável, a manhã do dia 28, domingo, foi de encontro fraterno para a fraternidade Reis de Gubbio, em que a Secretária Nacional de Formação pôde participar e apoiar as irmãs e irmãos nas decisões que tomavam para o próximo ano. 




De tarde, Iran, Eduardo e Gabriela ainda puderam visitar o frei Luiz Antônio Frigo, assistente espiritual do Regional Sul 1 (Paraná), que conduz, junto com outros irmãos da OFS, um projeto de que em cada OFS tenha também uma fraternidade de Jufra. Foi uma tarde de sonhos, planos e partilhas. 




Rezamos para que Deus abençoe este Regional que, mesmo durante a pandemia, conseguiu fazer germinar 8 fraternidades de Jufra, ainda no processo de formação inicial, mantendo as 3 fraternidades já oficializadas, em Curitiba, Foz do Iguaçu e Mangueirinha. 

Que frei Eurico de Mello continue sendo para a Jufra do Brasil exemplo de determinação, espiritualidade e oração, conduzindo nossos caminhos “de braços com a vida em missão na história”! 

Paz e Bem! 

Gabriela Consolaro Nabozny 

Secretária Nacional de Formação

2019-2023


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL