Lançamento: Encarte do Retiro de FBJ

 



APRESENTAÇÃO 


"Vamos começar a servir a Deus, meus irmãos, 

porque até agora fizemos pouco ou nada" (1Cel 103)


50 anos depois de oficializada a presença da Juventude Franciscana em terras brasileiras, nos encontramos em tempos diferentes daquelas irmãs e irmãos pioneiras/os na vivência da JUFRA, mas carregamos em nós o mesmo desejo ardente de viver o Evangelho conforme São Francisco e Santa Clara de Assis.

Por isso que neste ano, em 2021, comemoramos nosso Jubileu de 50 anos e temos muito a celebrar! Para a Formação, é um momento especial porque nos direcionamos aos passos finais de uma caminhada que começou em 2014, no IV Congresso Nacional Extraordinário, em Mogi Mirim/SP, em que foram reformuladas as Diretrizes de Formação. Atendendo à dinamicidade que as juventudes apresentam, seguimos em mais um recomeço, admitindo que tudo o que fizermos é sempre pouco diante da grandiosidade da vida que nos cerca. 

Foi assim que, na pequenez de sermos irmãs e irmãos menores, belíssimas coisas Deus nos possibilitou realizar. O livro da Etapa de Formação Inicial (EFI) em 2016 e o Livro da Etapa de Formação Base da JUFRA (FBJ) em 2018 foram frutos dessa construção coletiva que transcende qualquer possibilidade individual. Agora, então, apresentamos com carinho e cuidado mais um ramo da frondosa árvore da Secretaria Nacional de Formação da JUFRA do Brasil, que há anos floresce nos jardins das fraternidades locais e nos corações das/dos jufristas de todo o País. 

O Encarte com a reformulação do Retiro Inicial da Formação Base da JUFRA vem para abrilhantar nosso gradual retorno ao contato presencial, em que nos direcionamos para a volta da efetiva vivência fraterna, sonhando com os abraços apertados e com o calor da proximidade. Deixando aos poucos uma pandemia mundial, (re)começamos a projetar encontros cheios de alegria, retiros em fraternidade, com a Família Franciscana, espaços de espiritualidade e reflexão. 

Como sinal de esperança, o novo roteiro do RIFBJ mostra a reformulação do trajeto que levará tantas irmãs e tantos irmãos ao Compromisso Francisco de Vida, momento singular da caminhada jufrista. Queremos que, relembrando a Carta de Guaratinguetá, “a audácia, a criatividade e a fidelidade dinâmica de Francisco ao Evangelho nos conduzam e nos permitam olhar com esperança o futuro da JUFRA que queremos construir no hoje de nossa história, na certeza de estarmos sempre em atitude de conversão e preparados para recomeçar!”. 

Que Santa Rosa de Viterbo seja nossa guia na caminhada formativa, nos ensinando a sermos cada vez mais perseverantes e confiantes. No dia de Nosso Pai Seráfico, rogamos para que ele, junto de Clara, interceda para que esse material seja condutor de momentos inesquecíveis em todas as fraternidades do Brasil. 


Com fraterno amor, 


Gabriela Consolaro Nabozny, JUFRA 

Secretária Nacional de Formação (2019-2022)


Juliana Caroline Gonçalves Almeida, OFS

Secretária Nacional de Formação (2016-2019) 


04/10/2021 


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL