Secretários e Secretárias Regionais de Formação da JUFRA do Brasil realizam encontros virtuais de estudo e reflexão


Encontro de Formadores
Print do Encontro de Formadores e Formadoras da JUFRA DO BRASIL

Quem acompanha de perto as iniciativas da JUFRA do Brasil, sabe que foi lançada, ainda em março, a campanha #CadaCasaUmaFraternidade. Essa campanha busca conscientizar sobre a importância do distanciamento social e também, motivar os jufristas do Brasil a viverem a fraternidade através de encontros e recursos virtuais, mesmo que estejam fisicamente distantes. 

O resultado tem sido notável. Dezenas de iniciativas criativas surgiram nas realidades locais e regionais que utilizam da internet como principal ferramenta de aproximação. No Secretariado Fraterno Nacional a experiência não tem sido diferente. Um exemplo disso é a Secretaria Nacional de Formação da JUFRA do Brasil que, por sugestão e incentivo das formadoras e dos formadores regionais, decidiu por se reunir mensalmente para partilhar sobre textos, documentos da Igreja e leituras diversas no chamado Encontros de Formação de Formadoras e Formadores.

Gabriela Consolaro, Secretária Nacional de Formação da JUFRA do BRASIL fala que a iniciativa nasceu de forma orgânica e como resposta a um anseio interno. “A ideia surgiu do próprio time de formadoras e formadores regionais. De algumas formas e em alguns momentos, os secretários manifestaram a vontade de se reunir para estudar alguns textos, principalmente aqueles em sintonia com os que a Igreja indica e também os documentos sobre os anseios sociais que estão dentro da gama de conteúdo que temos expectativa de conversar, para que depois cada um possa difundi-los para os formadores e realidades locais”.

Na primeira oportunidade o foco da conversa foi o texto "Formação: Estudo, Espiritualidade e Resistência", publicado na Revista Paz e Bem e escrito pela Secretária Nacional de Formação, Gabriela Consolaro. Na quarta-feira, 07/07, o documento escolhido foi a Encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, a Laudato Si’. Durante o encontro, os irmãos e irmãs puderam revisitar esse documento tão importante par a Igreja e para o carisma franciscano que, em 2020, completa 05 anos.

Laudato Si'

 “A iniciativa foi e tá sendo muito acima das expectativas, porque além de simplesmente debater sobre o tema, as diversas realidades acrescentam muito no debate. Essa iniciativa se tornou um espaço de comunhão fraterna pelos exemplos de experiências vividas que engrandecem ainda mais na nossa discussão e podem tornar ainda melhor e mais fraterna a formação das regiões do Brasil.” – Gabriela Consolaro

 Lucas Lins, Secretário de Formação do Regional NE A2 (CE/PI) conta que a iniciativa “está sendo uma experiência riquíssima de partilha fraterna. Um espaço democrático e acolhedor! Um grande incentivo e oportunidade para o diálogo e construção de reflexões e conhecimentos”. Legal né? Boas iniciativas podem (e devem) ser difundidas e aproveitadas ao máximo. Por isso, às secretárias e os secretários locais de Formação que desejarem ler os textos para entrar em sintonia, podem acessá-los clicando nos links abaixo:

Texto 01 – Revista Paz e Bem!

Texto 02 – Encíclica Laudato Si’ 

 Conversem entre si e vamos expandir esse espaço de discussão!



por, Letícia Florêncio
Jornalista | Secretária Nacional de Comunicação Social, Registro e Arquivo da JUFRA DO BRASIL

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL