CARTA COMPROMISSO: XXIV Encontro das Áreas Nordeste A e B da JUFRA do Brasil

Baixe aqui: CARTA COMPROMISSO

XXIV Encontro das Áreas Nordeste A e B da JUFRA do Brasil


Nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro de 2020, aconteceu o 24° Encontro das Áreas Nordeste A e B da JUFRA do Brasil em Ilhéus-BA, tendo como tema: “Missão e profecia: ressignificando a presença da Juventude Franciscana no Nordeste” e o lema: “Missionárias e Missionários, construtores da civilização do Amor”. No sábado, primeiro dia do encontro, acolhemos os(as)  60 (sessenta) irmãos(ãs) que vieram dos sete regionais presentes no nordeste brasileiro, além de três irmãos de Altamira/PA.  Tivemos a oração de abertura realizada pelo Assistente Espiritual do regional anfitrião (NEB4- Bahia Sul), Frei Moiséis, OFMCap. e logo em seguida houve a apresentação dos relatórios expositivos dos regionais, mostrando seus avanços, dificuldades e perspectivas. À noite tivemos o convívio fraterno, realizado pela Área Nordeste A. Destacamos aqui as danças culturais, comidas típicas e toda animação dos irmãos. 


No domingo começamos celebrando a Eucaristia, ápice de nossa fé, presidida pelo Frei Nativo Couto, OFMCap. Assistente Espiritual do Regional da OFS- NEB3 (Bahia e Sergipe). Durante o dia, houve a apresentação das prioridades do triênio da JUFRA do Brasil, realizada pelos Secretários das Áreas A e B, Mayra Santos e Patrick Martins, respectivamente, discutidas nas reuniões das áreas de como trabalhar nas fraternidades locais e regionais. O dia ainda foi marcado pela exposição do tema e lema, que foi conduzido pelo Frei Henrique Santos, OFMCap. Assistente Espiritual Nacional da JUFRA, que terminou o primeiro momento de sua apresentação, deixando os(as) irmãos(ãs) encarregados de responder em grupos o seguinte questionamento: “Como jufristas missionários e profetas, qual o nosso compromisso em construir uma civilização de amor?” . O Secretário Nacional da JUFRA, Douglas Soares, foi o responsável por fazer o repasse do segundo Seminário Nacional da JUFRA do Brasil, apresentando as principais propostas resultantes desse encontro, sendo  a principal que a IMMF passa agora a se chamar INAFRA, uma terminologia nova que está em fase de teste, junto com as novas diretrizes de Formação para a INAFRA e, entre outras novidades, é importante ressaltar que todas essas novidades estão em fase de teste até o próximo Congresso Nacional (CONJUFRA) em 2022. Na noite de Domingo foi a vez da área Nordeste B conduzir o convívio fraterno, que assim como o da Área A, foi marcado por muitas danças, comidas típicas e toda a alegria do carnaval Baiano e Pernambucano.


Na segunda-feira (24), após a santa missa e o café da manhã, tiramos a foto oficial, e, em seguida, tivemos a retomada do tema pelo Frei Henrique Santos, que culminou em um lindo cartaz e na produção de uma Carta-compromisso que contém todos os desejos da Juventude Franciscana presente na região Nordeste. Com certeza, esse foi o momento mais marcante deste encontro. A Carta está disponível no link abaixo. Leiam e partilhem para suas fraternidades. À tarde, fomos conhecer as terras de “Gabriela, cravo e canela”, com um passeio turístico que terminou em um banho de mar e em duas horas dentro de um engarrafamento. Vivemos a perfeita alegria.  Em seguida houve a pausa para o jantar e o convívio fraterno, onde os irmãos abusaram de sua criatividade e arrasaram em suas fantasias.

Na terça-feira, último dia do encontro, começamos celebrando a Eucaristia, logo após houve o café da manhã e nos dirigimos para a plenária para fazermos os agradecimentos devidos à todos que indiretamente e diretamente contribuíram para o bom êxito do encontro. Após, houve a avaliação do encontro, onde cada irmão(ã) colocou seus pontos positivos e negativos e foi feita a escolha do regional anfitrião para a 25° edição do Encontro das Áreas que será no ano de 2023 e que, por unanimidade, foi escolhido o regional NEA3- Rio Grande do Norte e Paraíba. Finalizando o encontro, os frades deram a benção de envio e houve o almoço de encerramento.

Agradecemos a Deus por tudo, e nos vemos em 2023, no Rio Grande do Norte ou Paraíba. 
Mayra Caroliny de Oliveira Santos, JUFRA/OFS.
Secretária Nacional para a Área NE A

Patrick Martins Santos, JUFRA/OFS.
Secretário Nacional para a Área NE B

José Douglas Soares Cordeiro de Souza, OFS/JUFRA.
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional da JUFRA do Brasil


Baixe aqui: CARTA COMPROMISSO

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL