ADVENTO: TEMPO DE ABRIR O CORAÇÃO


“O Advento nos chama a aproximar-nos, quase na ponta de pés, da gruta de Belém, onde se realizou o acontecimento que mudou o curso da história: o nascimento do Redentor”. (Papa Emérito Bento XVI)

A palavra advento tem origem latina adventum, que significa vinda ou chegada, neste primeiro domingo iniciamos o tempo do Advento, tempo de preparação para a chegada do sumo bem, um Deus que nos visitou em Jesus Cristo, que chegou no Natal. Este tempo nos convida a vigiar, a elevarmos os nossos olhos e abrimos o nosso coração para acolhermos o menino Jesus que vem nascer em nosso meio. Jesus vem como o noivo, como o ladrão, como o amigo que bate a porta à meia noite, sem avisar a hora, chegando quando menos esperamos. É um período de constante vigilância e momento propício para lembrar quem somos e como estamos vivendo, recordando que a vida passa e que o mundo ferido e cansado tem salvação e esperança que é Jesus Cristo.

O advento é vivenciado nas nestas quatro semanas nas quais somos convidados a esperar alegremente pela vinda gloriosa de Jesus e também a fazer um encontro pessoal conosco, no dia que o Senhor chamar a cada um. Nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus Cristo em Belém.

Diante desse tempo litúrgico tão grandioso, sugerimos alguns exercícios diários que poderão contribuir para bem vivenciarmos esse tempo favorável de conversão e de graças que é o Advento; lembrando que existe uma ação de Deus toda especial que nos convida à conversão e ao retorno a vida sobre o senhorio de Jesus. Estamos esperando ansiosos pela vinda do Cristo que nos enche de alegria e esperança, pois sabemos que ele não nos decepcionará, Jesus virá e não tardará. Por isso vamos preparar bem o nosso coração para recebê-lo dignamente!


1º dia – Domingo – A primeira semana do Advento, é o momento de voltar-se para as práticas de oração, já que recordamos a atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.

Reflexão: Bendito Sejais, Deus da esperança, pela luz de Cristo, sol de nossa vida. A quem esperamos com toda a ternura do coração.

Ação: Rezar o terço do Advento (Iluminação: Sl 24, 1-3)


2º dia – Segunda - Ação: O Jejum é um ato de fé e exercício de liberdade. Por hoje: Nada de chocolate (ou seu doce preferido). (Iluminação: Jr 31, 10; Is 35, 4)


3º dia – Terça - Ação: Se o alimento é indispensável à saúde do corpo, a Palavra de Deus é alimento para alma. Leia a Palavra de Deus: (Iluminação: Lc 10,21-24; Is 52, 7).


4º dia- Quarta - Ação: Anunciar a Palavra de Deus é também a missão de cada um de nós: Convide alguém para rezar com você! (Iluminação: Hab 2, 3; 1 Cor 4, 5)


5º dia – Quinta - Ação: Na espera de Jesus Salvador é importante o silêncio interior. Por hoje: Silencie seu coração e contemple a natureza. (Iluminação: Sl 118, 151-152)


6º dia – Sexta -Ação: Maria compreendeu a mensagem do anjo graças ao profundo silêncio. Saiba ouvir um amigo ou alguém que você encontre. (Iluminação: Sl 26 (27), 1. 4. 13-14)


7º dia – Sábado - Ação: Como Maria, diga sim e ajude alguém na prática do bem. (Iluminação: Ez 34, 11.23-24)


8º dia – Domingo - A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.

Reflexão: Bendito sejais, Deus da Paz, pela luz do Cristo, sol de nossas vidas, a quem esperamos com toda a ternura do coração.

Ação: Perdoe alguém que te magoou ou faça a confissão. (Iluminação: Is 61, 10)


9º dia – Segunda - Ação: Compartilhe algum bem com os mais necessitados. (Iluminação: Jr 31, 10)


10º dia – Terça - Ação: Reduza o acesso ou deixe de usar o Whatsapp e o Facebook, use esse tempo para se dedicar as pessoas. (Iluminação: Zc 14, 5.7)


11º dia – Quarta - Ação: Hoje, evite o julgar as pessoas. (Iluminação: Hab 2, 3;)


12º dia – Quinta - Ação: Faça uma visita a Jesus Eucarístico. (Iluminação: 1 Cor 4, 5)


13º dia – Sexta - Ação: Em tempos de tanta intolerância, adote um comportamento responsável na internet. (Iluminação: Is 35, 4)


14º dia – Sábado - Ação: Não desperdice alimentos, procure maneiras de reaproveitar os restos de alimentos. (Iluminação: Lc 3, 4.6)


15º dia – Domingo - A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.

Reflexão: Bendito sejais, Deus da alegria, pela luz de Cristo sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração.

Ação: Visite um doente. (Iluminação: Is 61, 1)


16º dia - Segunda - Ação: Refletindo a alegria e o sorriso de Maria, sorria e seja simpático com alguém. (Iluminação: Sl 84 (85), 8)


17º dia – Terça - Ação: Leve esperança para mais pessoas. Ligue para aquela pessoa que está longe da fé e deixa uma mensagem de carinho. (Iluminação: Is 49, 13)


18º dia – Quarta - Ação: Não ouça músicas. Faça uma reflexão de todos os bons acontecimentos que Deus já lhe concedeu. (Iluminação: Hb 10, 37)


19º dia – Quinta - Ação: Espalhe mais alegria: Elogiar um amigo, cônjuge ou irmão. (Iluminação: LC 1, 78-79)


20º dia – Sexta - Ação: Conheça a história de pessoas que dedicaram a vida a Cristo. Leia um livro sobre a vida dos santos. (Iluminação: Is 11, 1 )


21º dia – Sábado - Ação: A gentileza é uma maneira de propagar boas ações. Seja gentil com alguém. (Iluminação: Lc 1, 31 )


22º dia - Domingo - A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.

Reflexão: Bendito sejais, Deus do amor, pela luz de Cristo sol de nossa vida, a quem esperamos com toda a ternura do coração.

Ação: Doe roupas e brinquedos para crianças carentes. (Iluminação: Mt 1, 18-24)


23º dia – Segunda - Ação: Faça uma lista das coisas boas que vivenciou durante o ano e agradeça a Deus por todas elas. (Iluminação: Is 9,6)


24º dia – Terça - Ação: Sorria e aproveite esse dia de alegria com os que ama. . (Iluminação: Lc 2,10 -11).


Ana Raquel de Freitas Aleixo, JUFRA
Secretária Regional de Formação - Nordeste B1 PE/AL

Fraternidade Irmão Menor

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL