IMMF - JORNADA DE DIREITOS HUMANOS 2019




Baixe aqui >>> https://drive.google.com/file/d/1iOQpVsf3eQUgJwxfpBxOHFg9u5JfNoX9/view?usp=sharing


Quando se pensa em criança, se pensa em alegria, curiosidade, protagonismo. Alegria de estar junto com o outro utilizando-se da liberdade de ser ela mesma. Curiosidade de tentar algo de diferente sem medo de julgamentos. Protagonismo que Deus nos chama todos os dias a assumirmos com responsabilidade, responsabilidade de criança! Sim! Criança desde cedo com muita seriedade, não se impõe barreiras, não se preocupa com o tempo, não se importa em dizer a verdade, não discrimina. Leva a sério o simples fato de V I V E R a v i d a c o m o e l a d e v e s e r v i v i d a . P o r é m , o m u n d o é p e s a d o .

Neste processo de crescimento, a criança cresce e enxerga um mundo chato cheio de inibições. Inibições que podem vir de dentro de casa quando não há diálogo, não há espaço para ideias, não há liberdade de expressão e daí vem a timidez, solidão, a falta de sociabilidade. Um tempo depois, o adolescente então, pode se enxergar em um mundo fechado, onde pessoas mais velhas não o querem escutar e não o tratam com a seriedade que se deveria e então acabam se isolando frente aos smartphones, tablets, computadores, num mundo virtual.

 Segundo o autor Rubem Alves, a criança tem direito ao diálogo (toda criança tem direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas ideias, de ter explicação para as suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos) e ao uso das mãos (toda criança tem direito de pregar pregos, de cortar e raspar a madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo).

Nossas crianças da IMMF estão sedentas de protagonismo. Querem falar, querem agir, querem se sentir importantes, fazer parte. Por isso de 1 a 10 de dezembro de 2019 vamos celebrar mais uma Jornada de Direitos Humanos par IMMF com o Tema: Infância e Adolescência em protagonismo e o lema: "Ouvimos a voz de Deus, devemos acordar, levantar e atuar" (Papa Francisco).

 O desafio é durante a facilitação do encontro buscar o aprendizado com os pequenos franciscanos, para que redescubramos dentro de nós, a delícia de ser criança como assim disse Fernando Pessoa: “Grande é a poesia, a bondade e as danças... mas o melhor do mundo são as crianças” (obra poética 189).


O irmão Rodrigo Santos (Secretário Regional de IMMF A1) montou o encontro reflexivo, a irmã Louise Vieira De Lima (Secretaria Regional de IMMF Nordeste B1) montou algumas atividades complementares, o irmão Tiago Rodrigues (Nordes te A1) fez a diagramação e a revisão foi feita pelas irmãs Lidia Nathacha (Secretaria Regional de IMMF Nordeste A2 e A4), Sabrina Ferreira (Secretaria Nacional de IMMF 2016-2019) e Daniele Mendes (Secretaria Nacional de IMMF 2019- 2022).


Baixe aqui >>> https://drive.google.com/file/d/1iOQpVsf3eQUgJwxfpBxOHFg9u5JfNoX9/view?usp=sharing

Comentários

Unknown disse…
Muito interessante 😀👏😀

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL