Mensagem da Equipe Nacional de Formação para o Dia Mundial dos Enfermos

Mensagem da Equipe Nacional de Formação para o Dia Mundial dos Enfermos

11 de fevereiro de 2019, celebração de Nossa Senhora de Lourdes

MENSAGEM DA EQUIPE NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA O DIA MUNDIAL DOS ENFERMOS

AMADOS IRMÃOS E IRMÃS,
VOCÊS SÃO NOSSA POESIA!

Quem foi que fez o firmamento?
Os luares e os dias de sol?
Quem deu vida a teus pensamentos
E pintou nas nuvens o arrebol?

Oh! Se ouvires a voz do vento
Cantando em si bemol,
Guarda com ternura esse momento
E imita o voltar do girassol!

No Evangelho, é poesia o sofrimento
E o lamento, é graça e farol,
Fonte de fé e crescimento,
Pureza adquirida em crisol.

Escuta da Palavra o comento:
Jesus é nosso portal.
O Espírito, o discernimento,
E vocês seu belo sinal!

**********
Jesus, é o Poeta e a Poesia.
Escuta, se inclina, convida
A entregar a Ele, com alegria,
O medo, a solidão, a vida.

E, com seu canto de bela melodia
Transbordando a confiança contida,
A pequenina e ágil cotovia
Não se considera preterida.

E seu canto ao vento se amplia
Na mensagem singela de vida:
Jesus liberta! Reconcilia!
Cura tua alma ferida!

Traz alento! A dor alivia!
É presente onde há ameaça à vida!
Concede paz e harmonia
A quem pede com humildade sentida.

E assim, com muita alegria
Nas linhas da vida tecida,
O Senhor abençoa e recria
Uma alma saudável e ungida.

**********
Irmãos, Irmãs,
A vocês que, na experiência de se verem limitados e, algumas vezes, sentindo-se inúteis, correm o risco de se deixarem levar pela tristeza, queremos manifestar nosso amor.
Lembrem-se de que:
  • Insegurança, medo, solidão, ─ dor maior que a dor ─, são curados pela Senhor da Vida. E, a presença de cada um(a) de nós nas visitas que realizamos, como um encontro místico, quer se tornar luz, calor humano, Palavra que cura. Na oração conjunta sempre podemos abrir nossos corações para a entrada do alento curador, vivificador e transformador de Jesus. Assim ao mesmo tempo em que levamos conosco a Boa Nova sempre Nova (o Cristo), também recebemos a mesma Boa Nova no sorriso de gratidão, no abraço cheio de ternura ─ que não quer findar ─, no convite para voltarmos, na expectativa de notícias da Fraternidade.
  • Cada vez que estamos perto de vocês, sentimos em seu olhar o brilho do Céu. E o sorriso que aflora no rosto, o olhar acolhedor, as brincadeiras e lembranças que surgem, a oração e o silêncio, nos encantam.
  • Grandíssima e bela lição de vida vocês são para nós: quando, sofrendo as dores e limites da idade e da enfermidade, continuam fortes na fé; não fingem que está tudo bem, mas acolhem a dor e a irmã morte com a serenidade de quem entendeu e aceitou que seu lugar é em Deus.
Olhemos sempre para Maria, nossa Mãe, a quem nossa Regra exorta a imitar as virtudes: “O sofrimento indescritível da Cruz trespassa a alma de Maria (Lc 2,35), mas não a paralisa. Pelo contrário, lá começa para ela um novo caminho de doação, como Mãe do Senhor” (Papa Francisco – 2018 – Dia Mundial do Doente). É o jeito franciscano de sempre recomeçar.
Nós, seus irmãos e irmãs, com gratidão, queremos agir como nosso Papa disse em 2014, também por ocasião do Dia Mundial do Doente, com a consciência de que: “Quando nos aproximamos com ternura daqueles que precisam de cura, levamos a esperança e o sorriso de Deus às contradições do mundo”.
Um terno e forte abraço para trazer todos bem perto do nosso coração.
Oração a Nossa Senhora de Lourdes
Querida Senhora de Lourdes, a quem tantos homens e mulheres confiam suas enfermidades e fraquezas. Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa. Tu és o nosso refúgio, a nossa proteção. Cremos que estás sempre atenta às nossas necessidades, como no casamento em Caná.
Teu Filho Jesus, quando curou a hemorroíssa, sentiu uma grande força sair dele e disse-lhe: “tua fé te salvou”. Ensina-nos a crer como tu creste e entregaste tua vida nas mãos do Pai.
Intercede, ó Mãe pelos nossos irmãos e irmãs que se encontram enfermos, pelos idosos e por aqueles que vivem sozinhos e se sentem desamparados. Alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada irmão e irmã a mansidão e a força necessárias para realizar a vontade de Deus.
Sê o amparo e a Mestra de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos.
Ajuda-nos a viver o Evangelho à maneira de Francisco de Assis, como prometemos em nossa Profissão à Regra da OFS, amando-nos como verdadeiros irmãos e cuidando uns dos outros como mães. Fica conosco, Virgem de Lourdes e nos ensina a conhecer Cristo, que nos redimiu com a sua morte na Cruz e ressuscitando venceu a morte e o poder do maligno.
Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós! Amém!
Read 72 times

Media

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL