Nota de solidariedade do Sefras sobre o rompimento da barragem de Brumadinho



“Estas situações provocam os gemidos da irmã terra, que se unem aos gemidos dos abandonados do mundo, com um lamento que reclama de nós outro rumo”.
Papa Francisco. Laudado Si, 53

O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil estende neste momento triste e de dor, gerados por uma nova tragédia ambiental em nosso país, a sua solidariedade a todos e todas que foram atingidos pelo evento da tarde de sexta-feira (25/01), em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.
Nossas causas e lutas diárias junto a tantas pessoas que sofrem e nosso compromisso de clamar por justiça e transformação social nos deixam inquietos e impacientes ante ao novo fato envolvendo mineradoras no Brasil.
Em três anos é o segundo rompimento de barragem que gera um mar de sofrimento e morte por onde os rejeitos passam. Não se trata de mero acidente, mas indicam que “[…] os poderes econômicos continuam a justificar o sistema mundial atual, onde predomina uma especulação e uma busca de receitas financeiras que tendem a ignorar todo o contexto e os efeitos sobre a dignidade humana e sobre o meio ambiente”. (1)
Mais uma vez é necessário afirmar junto com o Papa Francisco que toda forma de vida é colocada à mercê da sorte quando o primeiro objetivo é o lucro. “Assim se manifesta como estão intimamente ligadas a degradação ambiental e a degradação humana e ética”. (2)
Queremos, além de nos solidarizar com as vítimas, estender nosso repúdio à “dominação” de nossa Casa Comum “que sofre e geme em dores de parto” (3) e exigir das autoridades investigação transparente para que os responsáveis sejam identificados e estes crimes não mais ocorram no Brasil e em nenhuma parte do mundo.
Finalmente, é necessário dizer que as políticas públicas de proteção ao meio ambiente não podem retroceder em nosso País e que seguimos, unidos a Família Franciscana e aos demais movimentos que militam em favor da pauta ambiental, denunciando e lutando pela proteção integral de todas as formas de vida.

São Paulo, 28 de Janeiro de 2019.

Frei José Francisco de Cássia dos Santos
Diretor Presidente do Sefras
 
(1) Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si, 56.
(2) Idem.
(3) Rm 8,22

Fonte: http://www.sefras.org.br/novo/nota-de-solidariedade-do-sefras-sobre-o-rompimento-da-barragem-de-brumadinho/?fbclid=IwAR3jESrGTInNp74MkAvcA0MsPGfSNeH8hqUIDMfwLiQ1LwFTTGronYsVMl0



Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL