IMMF E FORMAÇÃO: LANÇAMENTO DA CARTA DE CONVOCAÇÃO E CARTILHA DE ORIENTAÇÕES







BAIXE CARTA E CARTILHA AQUI!

"E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2; 5)
“Deixai vir a mim as crianças, não as impeçam, pois delas é o Reino dos Céus" 
(Mc 10,14)

Fortaleza/ CE, 02 de março de 2018 .

Aos/as irmãos/as da JUFRA do Brasil;
Aos Secretariados Fraternos Regionais e Locais;
Aos/as Secretários/as Regionais e Locais de Infância, Micro e Mini Franciscanos;
Aos/as Secretários/as Regionais e Locais de Formação;
Aos Animadores Fraternos Regionais e Locais;
Paz e Bem!


Evangelização é transmissão do anúncio da Boa Nova pelo testemunho vivo, “quando necessário, usando palavras”. Era esse o modo de Francisco de Assis evangelizar, pelo testemunho, conhecido como Evangelho vivo, tornando-se referência para o mundo. As atitudes frutificadas a partir do carisma franciscano promovem características de uma vida humana simples e fraterna. No seio da Família Franciscana existe espaço para todas as pessoas que desejam viver o Evangelho a partir da experiência de Francisco de Assis. As crianças e pré-adolescentes possuem um espaço especial. Eles são parte integrante da Juventude Franciscana (JUFRA) e são assistidos pela secretaria de Infância, Micro e Mini Franciscanos (IMMF). São, portanto, pequenos franciscanos/as que se “sentem motivados a conhecer e vivenciar a espiritualidade franciscana em fraternidade”, assistidos por uma secretaria específica. O objetivo dessas Fraternidades é “proporcionar a descoberta e vivência de valores humanos e cristãos, bem como da espiritualidade franciscana” (JUFRA DO BRASIL, 2004, p. 1).
Os últimos anos são marcados pela intensificação das atividades da IMMF por parte da JUFRA do Brasil, com a finalidade da construção de um trabalho mais efetivo, harmônico e direcionado para as crianças e pré-adolescentes.
No XVI CONJUFRA, realizado em fevereiro de 2016, na cidade de Campo Grande/MS, a JUFRA do Brasil abraçou dois grandes desafios a serem realizados no Triênio 2016/2019, são eles: um encontro nacional para o serviço da IMMF e reformular as Diretrizes da Formação da IMMF.
Por fim, entende-se que a secretaria de IMMF está dentro de um contexto formativo da JUFRA, sendo assim escolheu-se realizar os trabalhos em conjunto com a Secretaria de Formação. Os detalhes seguem abaixo.

  1. ENCONTRO LOCAL SOBRE IMMF
Iremos iniciar nossos trabalhos de envolvimento nas atividades e reformulação das diretrizes a partir das bases. Cada Fraternidade Local deverá promover um encontro a partir da proposta enviada pela Equipe Nacional.
Encontra-se nessa cartilha um encontro que deverá ser realizado em todas as Fraternidades - mesmo as que ainda não possuem IMMF implantada - e cujas reflexões, apontamentos e sugestões sejam encaminhadas para seu respectivo Regional.
      O Regional deve agrupar e encaminhar as Respostas das Fraternidades Locais ao Nacional até o dia 08/04/2018, pois este material será utilizado nas Escolas.

  1. ESCOLAS DE FORMAÇÃO:

Áreas
Cidade
Data
NORDESTE B
Aracaju/SE
20, 21 e 22/04/2018
SUDESTE E CENTRO OESTE
Belo Horizonte/MG
A definir
SUL
Blumenau/ SC
A definir
NORDESTE A
Teresina/ PI
15, 16 e 17/06/2018
NORTE
Belém/ PA
27, 28 e 29/06/2018

As Escolas serão realizadas em nível de Área, cujos convocados/as são:
      Secretário/a Regional de IMMF;
      Secretário/a Regional de Formação;
      Duas crianças/adolescentes integrantes da IMMF do Regional (preferencialmente de 12 a 14 anos).

Existindo outros irmãos/ãs das Fraternidades Locais desejosos de viver esse momento, TODOS e TODAS estão convidados/as, inclusive o/a Animador/a Fraterno/a do Regional ou Locais. A Equipe de Metodologia organizou um quantitativo aproximado de que haverá 6 vagas por regional, já incluindo os 4 convocados/as. Existindo interesse de levar mais irmãos/ãs, é necessário o contato prévio com o respectivo Secretário/a de Área para avaliar o quantitativo que o local escolhido para realização do evento comporta. Ou seja, não há limite de convidados/as, inclusive desejamos que os Regionais estimulem as Fraternidades próximas ao local das Escolas para participar, reiterando a necessidade de contato prévio, vinte dias antes da realização da Escola, com a equipe de organização.
Após as discussões em nível de Área, a rica produção desses momentos será encaminhada para o II Seminário Nacional da JUFRA em IMMF e Formação.

  1. II Seminário Nacional da JUFRA em IMMF e Formação:
Data: 17, 18 e 19 de agosto de 2018 em Brasília/DF
Com o objetivo de redigir o texto final da reformulação das Diretrizes de Formação da IMMF, e possibilitar a aprovação no Congresso Nacional da JUFRA em Anápolis/GO (2019).
Reunirá lideranças que participaram das Escolas de Formação em IMMF, cujos convocados/as são:
      Secretário/a Regional de IMMF;
      Secretário/a Regional de Formação;
      Uma criança/adolescente integrante da IMMF do Regional (preferencialmente de 12 a 14 anos), cujo transporte poderá ser viabilizado através de projetos financeiros da JUFRA do Brasil.

São convidados, o/a Animador/a Fraterno/a do Regional ou Locais, e demais irmãos/ãs interessados/as. Porém, é necessário um contato anterior com a Equipe Nacional para avaliar o quantitativo que o local escolhido para realização do evento comporta. Solicitamos que seja com antecedência de 20 (vinte) dias antes da data do Seminário.
Sabe-se que, muitas vezes, nosso maior problema para envio de mais irmãos/ãs relaciona-se com a questão financeira, mas também é sabido que a JUFRA sempre tem parceiros, padrinhos e amigos/as que contribuem em momentos como esse. Realizar algumas atividades como rifas, bingos, cartas pedindo doações para instituições, paróquias e irmãos/ãs são estratégias sugeridas para que mais membros das Fraternidades façam-se presentes nas Escolas e no Seminário Nacional.
Sobre a viagem com as crianças: tem-se como orientação viajar com crianças acima de 12 anos, pois estas precisam somente de documento de identificação e um adulto ou maior de 18 anos que o acompanhe. Caso a Fraternidade decida por enviar crianças menores de 12 anos, é necessário uma documentação específica de cada estado protocolada em cartório devendo os pais da criança autorizarem a viagem com o adulto previamente escolhido.
Que nessa Quaresma saibamos avaliar nossa conduta cristã e perceber que "pouco ou nada fizemos". Há muito empenho e trabalho que depende do nosso esforço pessoal e em fraternidade a fim de alcançar sonhos para nossa caminhada. Que a esperança do Cristo ressuscitado mantenha viva em nosso coração a coragem para servi-lo sempre! Maria Santíssima, São Francisco e Santa Rosa de Viterbo estejam conosco nessa jornada rumo ao desenvolvimento do nosso serviço com os pequenos franciscanos e a reformulação das Diretrizes Formativas da IMMF.

  

Sabrina Ferreira da Silva
Secretária Nacional de Infância Micro e Mini-franciscanos
Tels: (85) 9 99987766 (TIM) (watssap) / (85) 9 85167654 (OI)

Juliana Caroline Gonçalves Almeida
Secretária Nacional de Formação

Washington Lima dos Santos
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional 







Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL