JUFRA DO BRASIL LANÇA 13ª EDIÇÃO DO CADERNO NACIONAL DE FORMAÇÃO

Queridos irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil,
Que a Paz e o Bem estejam em vossos corações.

Com muita alegria, - no dia de nosso seráfico pai, São Francisco de Assis, chegamos a 13º Edição de nosso Caderno Nacional de Formação. Esse importante instrumento formativo, fruto do trabalho que envolve a Equipe de Formação da JUFRA do Brasil, chega mais uma vez para fomentar partilhas, formações, reflexões e provocações.
 Nessa Edição a Jufra tem a honra de entrevistar o mineiro Luiz Gonzaga de Souza Lima, cientista político e professor universitário. Essa entrevista chega as nossas fraternidades neste momento histórico e conturbado, podemos até dizer um momento novo, propício para recomeçar; e em pessoas como nosso irmão Luiz e o jovem Francisco, podemos buscar forças para seguir em frente! Ao mesmo passo, a formação humana traz o tema: “Democracia e a Participação Popular”. E uma pergunta nos ronda: Como cristãos, podemos ignorar a politica? Somos convocados a sermos protagonistas da mudança tão necessária no Brasil e no mundo! Precisamos viver o Evangelho na sua totalidade, é preciso denunciar os mecanismos sociais de exclusão e juntos propor caminhos alternativos de uma sociedade mais inclusiva. É preciso dar voz ao povo, às minorias e à população historicamente excluída pelo Estado.
Além do momento histórico, vamos contemplar o momento oportuno e sagrado que a nossa Igreja está vivendo, o Ano da Misericórdia. Nossas reflexões nas formações, cristã e franciscana, nos ajudarão a relacionar este momento da Igreja, com outro muito importante para nós Franciscanos e Franciscanas, os 800 anos do Perdão de Assis. A Assistência espiritual nos presenteia ainda com um belíssimo texto oferecendo-nos uma rica visão, - a partir das fontes, de Francisco de Assis sobre a misericórdia. Quanta alegria!
Este também é um espaço para Provocações, e é assim que a IMMF chega até você. Para provocar, desafiar! IMMF é Prioridade neste Triênio e juntos vamos trabalhar para alcançarmos nossos objetivos. Vale ainda destacar que quando esse caderno termina, o encarte continua. Nessa edição teremos uma proposta de encontro sobre nossa mãe, a Senhora Aparecida. Nesses dias já começam as festividades dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba.
Ainda falando em provocações, que tal experimentar as práticas de oração com o Ofício Divino das Comunidades?! Lembrando que o ODC compõe as Pistas e Estratégias de AE (Documento: Luzes para nossa Juventude). Nosso caderno conta ainda com o espaço para uma reflexão muito interessante sobre Comunicação; alguns apontamentos para nos ajudar sobre a Gestão Financeira nas nossas fraternidades regionais e um texto sobre a Vocação Franciscana Secular no espaço da Animação Fraterna.
O resultado deste caderno é fruto de uma equipe abençoada e muito empenhada. Na festividade deste dia, louvo a Deus por cada um dos envolvidos, e suplico ao Senhor que frutifique sempre mais o amor, o carinho e a dedicação que cada um tem com a formação da Juventude Franciscana. Que a Senhora Aparecida, mãe e Rainha do Brasil, abençoe ricamente estes irmãos e irmãs e que São Francisco os inspire a recomeçar sempre, cuidando e zelando dos irmãos, seja pelo abraço, seja pela formação que nos faz abraçar o mesmo carisma. Que Deus abençoe a todos nós!
Grande abraço,
Juliana Caroline Gonçalves Almeida

Secretária Nacional de Formação 2016-2019


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL