REGIONAL NE B3 (BAHIA NORTE) REALIZA CORJUFRA ELETIVO


“Passarinhos...
Soltos a voar dispostos, a achar um ninho...
Nem que seja no peito um do outro

Entre os dias 12, 13 e 14 de Agosto do corrente ano, Pindobaçu/BA foi o chão abençoado por Deus, ao som constante dos passarinhos, onde a Juventude Franciscana do Regional NEB3 (Bahia Norte) se reuniu. O XIII Congresso Regional Eletivo teve como tema: “Juventude Franciscana: o desafio de liderar na misericórdia” e foi marcado pela presença das fraternidades de Pindobaçu/BA e Campo Formoso/BA.
O Congresso foi presidido por Washington Lima dos Santos, Secretário Nacional da JUFRA do Brasil, e ainda contou com a feliz presença da Irmã Franciscana Secular Edionor, delegada da Ministra Regional da OFS.
O encontro de irmãos e irmãs é sempre uma grande oportunidade das fraternidades partilharem suas alegrias e suas experiências. Assim, iniciou na sexta feira (12) a programação do Congresso com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Weider Gerlan.
No sábado (13) foi dado continuidade a programação com o despertar e um momento orante com Valdenira Evangelista (Ex-Animadora Regional).
Tivemos a composição da mesa e uma partilha inicial dos presentes: Washington Lima (Secretário Nacional), Edionor (Delegada da Ministra Regional da OFS), Rogério Sena (Ex-Secretário Regional), Frei Dennys Santana (Assistente Espiritual Regional) e Valdenira Evangelista ( Animadora Regional).
Washington Lima deu continuidade com a sessão de abertura e instalação do Congresso que foi posteriormente agraciado com as palavras de Frei Dennys que nos levou a refletir a partir do tema e da passagem bíblica que narra o encontro de Jesus com um Jovem rico. O Assistente Espiritual nos fez refletir sobre nossas motivações em participar da JUFRA, sendo nós humanos, seres sempre em busca, desejos de agarrar aquilo que não passa. Ao mesmo tempo, afirmou que jovens são “capazes de Deus”, ou seja, desejosos de conhecer e amar a Deus no mais íntimo do seu ser.
As fraternidades apresentaram seus relatórios. O Ex-Secretário Rogério Sena apresentou os relatórios das fraternidades ausentes e do Regional. Foi um momento muito bonito ao avaliarmos uma bela caminhada de missão.
Washington Lima dividiu os presentes em dois grupos para discutir as Prioridades, Recomendações e Resoluções para o próximo triênio. No retorno, tivemos a votação das mesmas e nos preparamos para viver um convívio fraterno ao som de uma banda formada por Jufristas de Pindobaçu.
O domingo, Dia do Senhor, foi iniciado com a deposição dos serviços do antigo secretariado, agradecimentos e processo eletivo.
Frei Dennys nos convidou a silenciar e experimentar com bastante serenidade o processo eletivo cujo resultado é apresentado abaixo:
Otávio Cazuza - Secretário Fraterno Regional
Thamyres – Secretária Regional de Formação
João Carlos – Vice Secretário Regional para o Distrito Norte
Joana D’ark – Vice secretário Regional para o Distrito Sul
Vanuza, Luana e Pryscilla – Conselho Fiscal
Aderaldo, Saionara e Marivaldo – Suplentes do Conselho Fiscal

Finalizamos o encontro agradecendo. Não mais pedindo. Agradecendo!

Texto de Washington Lima dos Santos

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL