REGIONAL NORDESTE A1 REALIZA CORJUFRA ELETIVO


Entre os dias 22 e 24 de julho de 2016, aconteceu o XIII Congresso Eletivo do Regional Nordeste A1. O congresso aconteceu no CEFRAM (Centro Franciscano de Animação Missionária) em Bacabal-Maranhão. Com a presença da irmã Jéssica Lima, Secretária Nacional para a Área Nordeste A, delegada da Jufra do Brasil para presidir o evento, o Congresso teve como tema: “Jufristas a serviço do carisma”, o lema “Amar, servir e comprometer-se” e iluminação bíblica “eis-nos aqui” (Lucas 1,38).


Na sexta, todos foram reconduzidos para a plenária, onde o Secretario Fraterno Regional cessante, Clerisvaldo Costa, deu boas vindas aos presentes e todas as fraternidades foram apresentadas. Em seguida foi iniciado um momento de com Espiritualidade e Mística Franciscana, conduzido por nosso assistente espiritual regional, Frei Gilberto Magno, OFM. Logo após, seguimos com a programação do encontro e instauração do Congresso.

No sábado, as atividades iniciaram com a oração da manhã e em seguida a exposição do Tema: “JUFRISTAS A SERVIÇO DO CARISMA”, ministrada pela nossa irmã Mayara Ingrid, OFS/JUFRA.

No final da manhã, os secretários distritais apresentaram relatórios de suas atividades, expondo fotos de visitas fraternas e trabalhos feitos ao longo do triênio. Em seguida, o secretario fraterno regional cessante, apresentou relatório trienal de atividades.

        À tarde, tivemos o relatório financeiro e parecer do Conselho Fiscal, aprovando as contas do Secretariado Fraterno. Após esse momento, os irmãos congressistas se dividiram em Distritos e viveram reuniões para organizarem nomes para indicações às funções, bem como indicações para prioridades, moções, recomendações e resoluções. Em seguida, foi feita a deposição dos cargos e a orientação para o processo eletivo. É a primeira vez na história do Regional que vivenciamos a eleição de um/a irmão/ã para assumir o serviço de Formação.
Tivemos como eleitos para o Secretariado Fraterno Regional para o triênio 2016-2019, os seguintes irmãos:

•Secretário Fraterno Regional: Glenylson Ribeiro
•Secretária Regional para o I Distrito: Maiara Bulhão
•Secretário Regional para o II Distrito: Luanderson Oliveira
•Secretário Regional para o III Distrito: Daniel Henrique do Vale
•Secretária Regional para o IV/V Distrito: Clerisvaldo Costa
•Secretário Regional para o VI Distrito: Jeremias Andrade
•Secretária Regional de Formação: Daiane késsia
Quanto ao Conselho Fiscal, os eleitos titulares foram: Emanuelle Lima, Sandalene Braga e João Malaquias e os irmãos Clara Mariana, Gerson Araújo Ferraz e Luís Carlos Neto foram eleitos como suplentes. Os irmãos indicados para a Animação Fraterna foram: Thiago Silveira Alexandre (São Luís), Sandolini Braga (São Luís), Gilberto Carlos Paiva Martins (Barra do Corda), Simone Oliveira (Codó) e Mayara Ingrid (São Luís). Os irmãos indicados para o Colegiado da Assistência Espiritual foram: Frei Gilberto (Bacabal), Frei Rafael Hatila (São Luís) e irmã Marinalva/TOR (Bacabal).  
A noite, depois de todo o processo, como convívio fraterno, houve o show dos jufristas, onde as fraternidades se apresentaram em categorias como: dança, música, teatro, monólogo e leitura de poema. Logo após as apresentações a banda Arte Nova de Bom Lugar – MA fez a animação da noite.
No Domingo, houve a missa de posse com os eleitos, celebrada por Frei Bernardo e concelebrada por Frei Gilberto e Frei João Paulo - OFM Cap. Logo depois, tivemos um momento de escolha das prioridades do Regional, bem como moções, resoluções e recomendações do Congresso para o triênio 2016 - 2019. O encontro finalizou com o almoço e retorno dos irmãos para suas casas.
Que o Senhor inspire esse Regional a sempre recomeçar com passos largos e a alegria de servir. Que São Francisco e Santa Clara de Assis intercedam por nós!

Paz e bem!

Por Rayssa Bezerra
Secretária Regional de Comunicação Social,
Registro e Arquivo – JUFRA NE A1 – Maranhão

Com alterações por Jéssica Lima
Secretária Nacional para a Área Nordeste A
Secretária Regional da JUFRA NE A2 CE/PI




Comentários

O congresso foi muito bom. Parabéns pela pastagem e parabéns a todos que contribuíram e participaram com muita animação. Paz e bem!!!

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL