JUVENTUDE FRANCISCANA DE FLORIANÓPOLIS CELEBRA 1° ANO DA ENCÍCLICA LAUDATO SI

Em comemoração ao primeiro ano da Encíclica Laudato Si, que traz a preocupação do Papa Francisco com nossa Casa Comum, a Juventude Franciscana de Florianópolis, em parceria com os Frades Capuchinhos da Paróquia da Santíssima Trindade e com a Ordem Franciscana Secular Local e Regional, realizou dia 12 de junho o Café Ecológico Laudato Si. O estudo e prática da Encíclica fazem parte da orientação de formação em Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil e é uma das prioridades de trabalho (Ecologia Integral) do Documento Luzes para Nossa Juventude, lançado durante o I Seminário Nacional da JUFRA para os serviços de Ação Evangelizadora e DHJUPIC.
No evento, a jovem Crislaine Flor – estudante do curso de Engenharia Sanitária da UFSC – apresentou a Encíclica e seus principais eixos transversais. O professor Daniel José da Silva – também do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC – abordou a questão da convergência da ciência com a religião num tema tão importante para toda a humanidade. Os participantes ainda se dividiram em quatro grupos de trabalho, onde discutiram quatro eixos temáticos: Bem Comum, Ecologia Integral, Espiritualidade Ecológica e Evangelho da Criação. Para o Frei Luiz Antônio Frigo, ofmcap, Assistente Espiritual da Juventude Franciscana em Florianópolis, o debate “contribuiu para tomarmos consciência da grandeza e da preciosidade da vida na qual fazemos parte e estamos envolvidos. Esta vida, o maior presente da criação, necessita ser conhecida e cuidada em todas as  suas  dimensões e diversidade. À luz da espiritualidade franciscana, temos uma grandíssima missão de nos reeducar  e reeducar toda a humanidade  para que possa emergir uma  outra cultura, uma outra civilização, onde possa haver um desenvolvimento inclusivo, sustentável, pacífico, amoroso e cheio de respeito com todos os seres da criação”.
A Juventude Franciscana na Paróquia da Trindade se reúne aos Domingos, a cada 15 dias, no horário entre 16:30h e 18h. Para conhecer a JUFRA, entre em contato através dos seguintes e-mails: [email protected] e [email protected].

Paz e Bem!

Leonardo Contin da Costa

Juventude Franciscana - Florianópolis/SC



Comentários

Jéssica Pires disse…
Nosso encontro que foi um café ecológico fraterno com a presença de diversas comunidades foi de grande importância para o estudo e celebração desta encíclica e para a projeção e divulgação do tema. Saímos renovados, prontos e dispostos a disseminar este documento secular.
Paz e Bem

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL