08 DE MAIO - 50° DIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL


“Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão.”
Papa Francisco

Queridos irmãos e irmãs, Paz e Bem!
           
É com alegria que comemoramos nesse dia 08 de maio o 50° Dia Mundial das Comunicações Sociais. Oportunamente, aproveitamos a ocasião do Ano Santo da Misericórdia para refletir de forma mais profunda o modo como temos levado ao mundo o amor e a misericórdia de Deus, nosso Pai.
Outrora, o jovem Francisco encontrou sua própria forma de comunicar-se. Ao iniciar sua vida em penitência, pôs-se em meio aos leprosos e para com eles mostrou misericórdia. Ali, Francisco tornava-se exemplo. Anunciava com a própria vida e mostrava ao mundo a face misericordiosa e o amor infinito de Deus, comprovando: o que Cristo pregara não era nenhum absurdo.
Num mundo que insiste em proclamar a morte de Deus, torná-lo conhecido e amado, usando como exemplo seu próprio filho se torna nossa missão permanente enquanto anunciadores do Evangelho. Comunicar os ensinamentos de Jesus a todos, criar pontes através de palavras amáveis e gestos que promovam a comunhão e superem as incompreensões.
Fazer tal amor chegar a todos, sem exclusão, torna-se possível através não só do contato físico, muito importante, mas também através dos meios digitais, de forma verdadeira, autêntica, quando fazemos o uso responsável dos meios à nossa disposição. Dessa forma somos agentes do bem comum, dissipando divisões e mensagens de ódio. Isso inclui também o ato acolhedor da escuta como promoção da proximidade, permitindo-nos partilhar e ser justos, afastando-nos das tentações do julgamento, não de situações, mas dos nossos irmãos.
Ao mesmo tempo, percebemos que a realidade dos meios de comunicação, para cumprirem sua função social, precisa ser marcada por valores como a ética, a solidariedade e a democracia. A mídia e os comunicadores/as precisam servir menos aos interesses de grupos econômicos e mais à justiça, à verdade e à paz.
O compromisso cristão-franciscano de promover a paz e o bem pode oferecer sua contribuição necessária para uma comunicação mais justa e solidária.

Danielle Silva – Secretária Nacional de Comunicação Social, Registro e Arquivo

Elson Matias – Assessor Nacional para Registro e Arquivo

Subsídio da CNBB para o Dia Mundial das Comunicações
BAIXE AQUI: http://goo.gl/TiDfLQ

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL