CARTA DE APRESENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL DA JUFRA DO BRASIL

SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL
Rua Adolfo Gustavo, Nº 90, Bloco E, Apt. 101 – Serraria
Maceió - AL – CEP: 57046-341


“É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas,
mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros,
mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”
(Cora Coralina).

Maceió - AL, 19 de abril de 2016.


Aos/as irmãos/ãs da JUFRA e da OFS do Brasil
Aos Ministros Provinciais e Custodiais da Primeira Ordem e da TOR
A toda Família Franciscana do Brasil

Saudações fraternas de paz e bem!

                Através desta carta queremos apresentar os nossos irmãos que foram nomeados para o serviço da Assistência Espiritual Nacional à OFS e à JUFRA do Brasil. É com alegria que vimos fazer essa apresentação, certos de que a presença e atuação dos Assistentes junto a nós, jovens e Franciscanos Seculares, sinaliza uma verdadeira “comunhão vital recíproca” pela qual nos sentimos apoiados e fortalecidos em nossa vocação e missão. Sabemos o quanto o trabalho realizado em conjunto com todos os ramos da nossa família nos fortalece num mesmo sentido de pertença, que nos une e congrega.
                Queremos expressar primeiramente a nossa satisfação e realização em estar inaugurando um novo momento na história da nossa família nacional, particularmente da JUFRA do Brasil, no qual teremos dentro da Conferência dos Assistentes Nacionais dois frades que, além de estarem a serviço da OFS estarão mais diretamente envolvidos na Assistência Espiritual à JUFRA do Brasil. Sendo assim, queremos com muito carinho acolher os irmãos que foram nomeados para esse serviço:
Frei Wellington Buarque de Souza, OFM e Frei Alexandre Patucci de Lima, OFMConv

      Em âmbito nacional, estes frades estão igualmente a serviço da OFS e da JUFRA do Brasil, integrando assim uma única Conferência de Assistentes Nacionais, na qual estes frades assumem colegiadamente, junto a outros três frades (OFM, OFMCap e TOR), a Assistência Espiritual à nossa Família como um todo.
Certos da grandeza e da importância da missão dos Assistentes junto à nossa Juventude, queremos expressar o nosso agradecimento à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (OFM) e à Província de São Francisco de Assis (OFMConv), respectivamente, por confiar a estes irmãos o serviço da Assistência Espiritual à OFS e JUFRA. A eles caberá, em primeiro lugar, uma assistência mais direta ao Secretariado Nacional da JUFRA e ao Conselho Nacional da OFS, bem como o contato com os Ministros Provinciais e Custodiais da Primeira Ordem e da TOR e com os/as Assistentes Espirituais Regionais e Locais. Segue abaixo uma pequena biografia de cada um dos nossos Assistentes, no intuito de apresentá-los e torná-los, pouco a pouco, conhecidos de todos nós:

ü Frei Wellington Buarque, OFM
Nascido no dia 11.06.1982 e natural de Recife/PE, em 1999 formou-se como Técnico em Química Industrial quando, nesse tempo, já participava da Fraternidade de JUFRA São Vicente de Paula, em Recife, onde concluiu a etapa de formação de FBJ. Através do contato com os frades Menores, despertou sua vocação para a 1ª Ordem, quando se decidiu por ingressar na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Ainda como Postulante, acompanhou a JUFRA e a Mini-Jufra. Ingressou no Noviciado em 20.01.02 e professou os Primeiros Votos Temporários em 02.02.03. Foi então transferido para Fortaleza/CE, para iniciar seus estudos teológicos, onde permaneceu por cinco anos, período em que atuou como Assistente Espiritual para a JUFRA do Distrito de Fortaleza, além do trabalho com crianças e adolescentes, na periferia da Paróquia onde estava residindo. Professou os Votos Solenes na Ordem dos Frades Menores em 2007, na Solenidade de Santa Clara. Em seguida, foi enviado em Missão à Alemanha, a serviço de sua Província, onde permaneceu por um ano. Retornando ao Brasil, foi nomeado para ser Assistente Regional para a JUFRA e OFS em PE/AL, serviço que assumiu por seis anos. Em março de 2013 recebeu de sua Província a nomeação para a Assistência Espiritual Nacional, para o triênio 2013-2016. Em 2014, concluiu o Bacharelado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e logo foi designado a cursar o Master em Evangelização, no ITF, em Petrópolis/RJ. No final deste ano, foi eleito para o serviço de Definidor Provincial. Atualmente, reside em Fortaleza/CE, onde assume o serviço de Guardião e Mestre dos frades de Profissão Temporária. Recentemente, a 09 de março pp, foi nomeado por sua Província para permanecer como Assistente Espiritual Nacional, reassumindo então este serviço, para o triênio 2016-2019.

ü Frei Alexandre Patucci, OFMConv
Nascido no dia 27.09.1982, natural de São Bernardo do Campo/SP. Começou a participar da Igreja no ano de 1997 através de encontro de jovens, numa paróquia diocesana. Em 2004 ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais, na Província de São Francisco de Assis, que conheceu através de um amigo, indo morar em Cascavel/PR para um ano de experiência. Na decisão de entrar na Ordem franciscana: a figura cativante de S. Francisco! Em 2005 passou a residir em Curitiba onde junto ao Postulantado realizou estudos em Filosofia. No ano de 2008 fez o Noviciado, professando os Votos Simples em fevereiro de 2009. Logo após a Profissão passou a morar em Santo André/SP, onde fez os estudos de Teologia, concluindo em 2012. Após o término dos estudos teológicos continuou residindo em Santo André, ajudando na comunidade paroquial e também sendo Assistente Regional da JUFRA e OFS (o qual já era desde 2010). Na metade do ano de 2013 ingressou no Mestrado em Teologia na PUC-SP. Em 2014 foi transferido para a Comunidade Conventual de Caçapava/SP, auxiliando nos trabalhos paroquiais, na formação do Noviciado e prosseguindo com os estudos. Com esta transferência deixou a Assistência do Regional OFS/JUFRA. No dia 08 de Março de 2014 professou os Votos Solenes. No dia 26 de abril do mesmo ano recebeu o Diaconato e, no dia 08 de novembro, a ordenação sacerdotal. Desde então, assumiu como Vigário paroquial da Paróquia São Pio X de Caçapava. No dia 08 de março defendeu sua dissertação de Mestrado em Teologia e, atualmente, segue como Vigário paroquial, auxiliando na formação junto ao Noviciado. Em março deste ano foi designado por sua Província para ser Assistente Espiritual Nacional à OFS/JUFRA para o triênio 2016-2019.

                Por fim, pedimos atenção especial às nossas províncias e custódias para a recíproca comunhão, no apoio formativo e no despertar dos nossos frades para o serviço da assistência, algo que germina no contato direto com nossas fraternidades locais de JUFRA e OFS. Pedimos igualmente a continuidade no cuidado para com os processos de nomeação de frades para assistir nossas fraternidades locais, seja com a nomeação oficial para os que já acompanham as fraternidades, seja com a liberação de outros frades e irmãs para acompanhar tantas fraternidades desassistidas.
                De forma bastante específica, queremos partilhar a necessidade de apoio na reestruturação de alguns estados que estão em intervenção pela ausência de fraternidades oficializadas. São eles: Santa Catarina, Tocantins, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre.
Espero que tenhamos dias de alegria e esperança neste chão sagrado, nossa pátria, que durante esses dias tem necessitado tanto de nossas orações.

Fraternalmente,


Washington Lima dos Santos, JUFRA/OFS
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional da JUFRA do Brasil

Triênio 2016 - 2019

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL