RIFBJ E FUNDAÇÃO EM ESPLANADA/BA




Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, recebemos em nossa Fraternidade, Caminhando com Assis, a visita do Regional Nordeste B3 (Bahia Norte) para a realização do RIFBJ. Foi com muito prazer que acolhemos o Assistente Espiritual Regional Frei Dennys Santana Ferreira, OFM, a Animadora Fraterna Regional Valdenira Evangelista, OFS, e as Irmãs Franciscanas Terciárias Regulares, a saber: Irmã Danila Cristina e Irmã Rancy Abraham.
Na noite da sexta feira demos início à formação com uma apresentação, divisão das atividades e explicação das etapas. No sábado refletimos temas, participamos de dinâmicas e orações. A manhã foi bastante construtiva e proveitosa. Depois do almoço discutimos novos temas para melhor vivermos o ideal franciscano de vida, inclusive a Carta de Guaratinguetá. Após a leitura da carta, conversamos e demos opiniões a respeito de tudo àquilo que foi lido. 
Aproximava-se o grande Domingo do Senhor, o domingo onde iríamos dar o nosso “SIM” a São Francisco e principalmente a Deus. Todos estavam cientes que não seria um simples “SIM”, mas que a partir daquele momento iríamos seguir os passos de São Francisco sendo obedientes na fé. Após a leitura da carta, todos nós ficamos um tempo a sós, pensando se realmente era aquilo que queríamos e pedindo discernimento para a nova jornada que iríamos seguir. Sempre tivemos a certeza de que era isso que queríamos para as nossas vidas e que iremos dar o melhor de nós para seguir perseverantes na caminhada sempre ajudando o próximo e acolhendo a cada irmão. Logo após esse momento de reflexão participamos do momento fraterno com muita descontração e até a hora do descanso.
     Enfim, chegou o tão esperado dia de confirmarmos a nossa vontade de ajudar o próximo e servir a Deus. A confirmação ocorreu na missa dominical na igreja conventual dos Frades Menores Capuchinhos. Foi um momento muito bonito e abençoado, também motivo de muita alegria para todos que ali estavam. Logo após a Missa retornamos ao local do retiro, onde tomamos o café da manhã e realizamos a eleição do Secretariado Local. Tudo ocorreu de forma tranquila, todos aceitaram a missão que lhes foram designadas.
Foi um final de semana bastante produtivo e enriquecedor. Agradecemos com muito carinho a todos que contribuíram direta ou indireta para esse grande avanço, de maneira especial a Fraternidade de OFS, aos Frades Menores Capuchinhos e aos Postulantes. Que Deus e o nosso Seráfico Pai, São Francisco, abençoe a todos. Forte abraço fraterno.


Texto de João Victor Pimenta Santos
Secretário Fraterno Local


Postado por Danielle Silva




Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL