RETIRO INICIAL DE FORMAÇÃO BASE DA JUFRA E FUNDAÇÃO EM SANTARÉM/ PA


Nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro de 2016, representantes do Secretariado Regional Norte 3 (Pará Oeste), com a participação do Secretariado da Fraternidade Frei Juvenal Carlson, realizaram o Retiro Inicial de Formação Base da JUFRA e fundação da Fraternidade Arcanjos (Pérola do Maicá). O encontro foi realizado no Centro Franciscano - Santa Isabel da Hungria, na ocasião estiveram presentes também jovens representantes de outros três núcleos da JUFRA no regional (das cidades de Juruti, Prainha e Monte Alegre). No domingo (31) aconteceu a Celebração para a realização do Rito de Compromisso e a Fundação da Fraternidade, momento esse que foi presidido pelo Frei Raoul Antônio Azevedo Bentes, OFM.
“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os que se sentem como irmãos!” (Sl 133,1). Esse sentimento foi a luz que guiou um sonho que iniciou anos atrás e passou por muitas provações, mas o desejo de viver um luminoso ideal de vida, proposto por Francisco de Assis, fez as irmãs Alessandra Correa Oliveira, Beatriz Soares Andrade, Carolina Gama Rêgo, Emanuelle Vasconcelos da Cunha, Mayara Ramos de Sá e Raquel Correa de Oliveira nunca perderem a esperança e continuarem em busca de afirmar o compromisso assumido pela JUFRA do Brasil “QUEREMOS SER testemunhas concretas no ambiente onde estivermos inseridos, com tudo aquilo que a nossa espiritualidade implica: alegria, serviço, compromisso e fraternidade.”(Carta de Guaratinguetá – A JUFRA que queremos ser).
Esse momento especial contou também com a presença dos Irmãos da OFS Aldo Lima (Formador Regional e Ministro local da Fraternidade São Francisco de Assis) e Rosenilda Pimentel (Fraternidade São Boaventura), Frei Pedro Neto Alves,OFM, Frei Patrick Roberto, OFM, Frei José Aécio de Oliveira, OFM e dos jovens Carla Amaral e Zledson Herond (Paróquia Cristo Libertador).
Apresentação à Comunidade Local
Após o “SIM” no rito do compromisso, os irmãos de Monte Alegre prestaram uma singela homenagem a nova Fraternidade e em seguida todos os presente fizeram uma avaliação e compartilhamento das experiências vividas no retiro.
O nascimento de uma nova Fraternidade reanima o desejo de viver o ideal franciscano de vida, que propomos “como forma atual de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de fazer presentes e efetivos no mundo os verdadeiros valores cristãos, oferecendo uma visão própria e adequada de Deus, de Cristo, da Igreja, do Homem e do Mundo, manifestados de modo sublime na vida do Seráfico Pai São Francisco de Assis” (Manifesto da Juventude Franciscana). 


“Comecem fazendo primeiro o necessário, depois o possível e de repente estarão realizando o impossível”. (São Francisco de Assis)

Texto de Romário Santos da Silva
Secretário Fraterno (Fraternidade Frei Juvenal Carlson)
Postado por Danielle Silva





Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL