MENSAGEM DO SECRETÁRIO FRATERNO E APRESENTAÇÃO DO NOVO SECRETARIADO NACIONAL DA JUFRA (2016-2019)


“É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas,
mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros,
mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”
(Cora Coralina).
Maceió - AL, 06 de março de 2016.
Dia de Santa Rosa de Viterbo, padroeira da JUFRA do Brasil
Dia Nacional do/a Jufrista
Aos irmãos/as da JUFRA do Brasil,
Aos membros da Conferência da Família Franciscana do Brasil,
As organizações parceiras,
Paz e Bem!
Feliz Dia Nacional do/a Jufrista!

          É com muita alegria e disposição que venho me apresentar oficialmente a todos/as como o novo Secretário Fraterno (Presidente) Nacional da Juventude Franciscana do Brasil, para o triênio 2016 a 2019. Sou membro e coordenador de uma equipe, denominada Secretariado Fraterno Nacional, formada por irmãos/ãs que se identificam com o carisma e ideal de vida que seguem, na esperança que juntos podemos continuar a escrever a linda história de vida, compromisso e missão da JUFRA do Brasil.
          “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”, neste sentido, falar um pouco da minha história na JUFRA é trazer a memória, aqui e agora, espaços e momentos vividos no contato com tantas pessoas que marcaram profundamente minha caminhada. Nasci em Penedo, cidade histórica no interior de Alagoas, margeada pelas águas sagradas do Velho Chico – Rio São Francisco. Nesta cidade, descobri a Juventude Franciscana (JUFRA) e gravei em seus “penedos” os primeiros relatos da minha existência.
          A JUFRA em Penedo, após certo tempo, foi reativada pela inciativa ousada e feliz dos jovens Wesley e Nayara. Foi nessa nova geração que descobri, aos meus 13 anos, na Juventude Franciscana, a alegria de pertencer a uma Fraternidade, acompanhada de profundas inquietações pessoais ligadas à figura de São Francisco de Assis. Não demorou muito tempo e, paralelamente envolvido com as atividades na Diocese de Penedo, fui convidado a servir à Fraternidade – berço da minha experiência fraterna, no serviço da comunicação, na formação e como Secretário Fraterno Local. Servi ao Regional Nordeste B1 (PE/AL) enquanto Secretário Regional de DHJUPIC e a JUFRA do Brasil enquanto Secretário Nacional de Ação Evangelizadora (AE). Encontro-me enquanto jufrista formando da Fraternidade de OFS - Francisco de Assis (Penedo-AL). Neste ano, finalizo meu serviço como responsável pelo Distrito Alagoas e, no âmbito profissional, finalizo o Curso de Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas.
          Essa história se une a tantas outras histórias... Frades, postulantes, religiosas e tantos/as jovens, irmãos/ãs de diferentes lugares e momentos que somaram em minha vida...
          Queremos, enquanto Secretariado, nos colocar a serviço da JUFRA, acompanhando todos os Regionais e Fraternidades Locais da nossa nação, dando especial atenção aos Regionais em intervenção, dando continuidade ao belíssimo trabalho formativo que se desenvolve, e assumindo:
1) O Serviço de IMMF (Infância, Micro e Mini Franciscanos);
2) A Formação para a gestão econômica das fraternidades;
3) As prioridades aprovadas no Seminário Nacional de AE e DHJUPIC.
         Desejamos estar em profunda comunhão com toda a Família Franciscana, pois entendemos que somos a juventude dessa família. É importante estreitarmos os laços com os Frades, Clarissas, Congregações Religiosas, Institutos Seculares e especialmente com os/as irmãos/as da Ordem Franciscana Secular.
          Queremos estar em sintonia com a Igreja do Brasil, especialmente em parceria com os organismos juvenis que acolhem e estimulam as iniciativas das juventudes. Reforçamos o desejo de caminhar juntos com as pastorais, movimentos, conselhos e organizações, reforçando a Igreja pobre e "em saída" que tanto nos identificamos.
          Nossos trabalhos serão conduzidos em conjunto com todos/as os/as membros/as do Secretariado Fraterno Nacional (apresentado no vídeo e logo abaixo), que são corresponsáveis pela caminhada da JUFRA do Brasil. Aguardando ainda as nomeações para a Animação Fraterna e Assistência Espiritual Nacionais.
          Contamos com as orações e o apoio de todos/as os que acreditam em nossa caminhada. Repasso aqui os meus contatos pessoais e também os contatos oficiais da JUFRA do Brasil: Washington Lima dos Santos, email: [email protected], telefone: (82) 99608-1413; JUFRA Brasil: www.jufrabrasil.org, email: [email protected].
           Que o Senhor nos ajude nessa caminhada, pois, “... é graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Manter o ritmo. Mas a graça das graças é não desistir nunca.”.
Fraternalmente,

Washington Lima dos Santos, JUFRA/OFS
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional da JUFRA do Brasil
Triênio 2016 / 2019
 
SECRETARIADO FRATERNO NACIONAL (2016-2019)
Washington Lima, Penedo/AL – Secretário Fraterno (Presidente) Nacional;
Adrielly Alves, Santarém/PA - Secretária Nacional para Área Norte;
Jéssica Lima, Teresina/PI – Secretária Nacional para Área Nordeste A;
Douglas Soares, Bom Conselho/PE -  Secretário Nacional para Área Nordeste B;
Márcio Bernardo, Nilópolis/RJ - Secretário Nacional para Área Sudeste;
Maricélia Ribeiro, Campo Grande/MS - Secretária Nacional para Área Centro Oeste;
Bruno Oliveira, Curitiba/PR – Secretário Nacional para Área Sul;
Juliana Caroline, Triunfo/PE – Secretária Nacional de Formação;
Sabrina Ferreira- Canindé/CE- Secretária Nacional de IMMF (Infância, Micro e Mini Franciscanos);
Igor Bastos – Uberlândia/MG –Secretário Nacional de DHJUPIC (Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação);
Antônio Gean – Catunda/CE – Secretário Nacional de AE (Ação Evangelizadora);
Danielle Silva – Ipojuca/PE – Secretária Nacional de Comunicação Social, Registro e Arquivo;
Emanuelson Matias – Santa Rita/PB – Assessor para Registro e Arquivo;
Humberto Martins – Campo Grande/MS – Secretário Nacional de Finanças;





 


Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL