ARQUIVO DA JUFRA BRASIL: UMA MISSÃO NA CONSTRUÇÃO DO REINO NOS CAMINHOS DA HISTÓRIA

 Paz e bem, amados irmãos e irmãs da JUFRA DO BRASIL! 
“Vamos lá meus irmãos, recomeçar, pois até agora pouco ou quase nada fizemos” (São Francisco)

É explodindo de felicidade que escrevemos essa matéria para registrar que, após longa jornada, o ARQUIVO DA JUFRA DO BRASIL encontra-se em sua Sede Oficial. Uma jornada que exigiu de nós muita coragem e ousadia.

Ainda no primeiro semestre de 2013, essa Secretaria iniciou a difícil missão de organizar todo o arquivo da Jufra do Brasil que se encontrava na Sede da JUFRA NE A2 CE/PI, em Fortaleza/CE, e transportá-lo para a Sede Oficial da Ordem Franciscana Secular – OFS, Rio de Janeiro, onde foi cedida uma sala para acomodação do arquivo. Um desafio imenso que foi abraçado com muito amor e que se fez necessário. Desde o primeiro momento de trabalho, percebemos a necessidade de ir ao encontro do resgate da nossa história, de nos esforçarmos para que esses documentos tão valiosos, de décadas que explicam profundamente nosso empoderamento juvenil fossem cautelosamente preservados.

Essa missão se deu em três visitas iniciais: limpeza do arquivo (maio/2013, Jéssica), separação dos arquivos por gênero e importância, além da listagem de todos os materiais (abril/2014, Jéssica), limpeza completa do arquivo (dezembro/2014, Jéssica). 


Após essa fase, iniciou-se a preparação para transportar todo o Arquivo da Jufra do Brasil para nova sede no Rio de Janeiro, em uma sala do prédio da sede da OFS Nacional. Assim, em março de 2015, realizamos outra visita para empacotamento do material existente, aproximadamente 13 caixas, que foram enviadas ao destino com a ajuda do nosso Assistente Espiritual Frei Wellington e o irmão Salustiano, Secretário para o Distrito Piauí Sul. 

Frei Wellington, Jéssica e Salustiano


Cida, Elson e Jéssica
Como ponto final da missão, após o Seminário Nacional em Ação Evangelizadora e DHJUPIC, que aconteceu em Petrópolis-RJ, Maria Aparecida (Finanças Nacional), Elson Matias (Jufra PB/RN) e Jéssica (Comunicação Nacional) se dirigiram para a Sede do Arquivo da Jufra do Brasil para organização do mesmo. Após dois dias de trabalho, enfim, o arquivo estava organizado por triênio de serviço, totalizando dois armários cheios de documentos, livros e demais objetos que contam sobre a Jufra que queremos ser.


Reviver toda essa missão e poder expressar para todos quão gratificante é ter em nossas mãos um pouquinho de cada Regional, faz de toda dificuldade encontrada uma motivação. Poder conhecer um pouco de cada história, de alguns surgimentos de JUFRA pelo Brasil, de religiosos e terceiros que ajudaram a construir nosso reino é o maior presente que esse Secretaria ganhou.

Por isso, irmãos, queremos agradecer a cada um que colaborou, que enviou documentos antigos que viessem a somar na história da Jufra do Brasil. Ao Regional NE A2 CE/PI que por muitos anos cedeu o Arquivo da Jufra do Brasil em sua sede. Aos que colaboraram na infraestrutura do translado, aos irmãos Elson, Maria Aparecida e Salustiano, em especial, os Frades Menores da Província Santo Antônio (Convento Nossa Senhora das Dores, Fortaleza/CE), na pessoa de Frei Wellington e Frei Aleanderson por todo esforço e carinho. E, por fim, agradecemos imensamente a Ordem Franciscana Secular – OFS que, gentilmente, nos cedeu uma sala para que nosso arquivo possa estar, e a irmã Admara (OFS Nacional) por ter nos acolhido carinhosamente os dias que estivemos no arquivo.

Esperamos em Deus, que todos os jufristas do Brasil, em suas fraternidades locais estejam cientes do nosso compromisso fraterno de preservar nossa fraternidade, bem como a história dela e a memória de quem por ela já passou... Para que nunca percamos no tempo o nosso ponto de partida, nossos ideais e todos os esforços que viemos tendo na construção desse Reino que acreditamos ser da Civilização do Amor.

Pela intercessão da Nossa Santíssima Mãe Aparecida, recomecemos!


Jéssica Lima
Comunicadora Nacional da Jufra do Brasil

Secretária Fraterna Regional JUFRA NE AE CE/PI

Comentários

Excelente Matéria!
E excelente trabalho desenvolvido principalmente pela Jéssica Lima que arregaçou as magas e com ajuda dos irmãos e irmãs conseguiu colocar em ordem esse arquivo que é de suma importância para historia da Jufra do Brasil.

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL