JUFRA DO BRASIL LANÇA 6ª JORNADA FRANCISCANA NACIONAL PELOS DIREITOS HUMANOS

Inspirada pela Carta Encíclica Laudato Si’ [Louvado Seja] e unida pela gratuidade do amor fraterno, a Juventude Franciscana do Brasil, através da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação – DHJUPIC, apresenta a 6ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. Com tema ”Ecologia Integral e DIREITOS” e lema “Ouvir o grito da terra e o grito dos Pobres”, a 6ª jornada responde ao desafio de viver o carisma franciscano à luz do Evangelho e busca alternativas humanas que levem a superar as causas estruturais do drama socioambiental contemporâneo.

A Ecologia Integral compreende claramente as dimensões humanas e sociais inseparavelmente ligadas à questão ambiental. Em uma perspectiva sistêmica e integrada, o Papa Francisco estabelece uma “relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta”, retomando o tema da economia e da política, que devem servir ao bem comum e criar as condições de uma plenitude humana possível. Nesta perspectiva, Francisco propõe mudanças urgentes e necessárias a este sistema onde “o mercado tende a criar um mecanismo consumista compulsivo” e um “antropocentrismo exagerado”.

Em consonância com as prioridades de trabalho discutidas durante as cinco Escolas Regionais de Formação e sintetizadas no I Seminário Nacional de AE e DHJUPIC, e com o atual contexto eclesial e social, a jornada será realizada em várias etapas com diversas atividades, respondendo à necessidade de sermos promotores e promotoras da “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres”. Este é um grande momento para toda a juventude, de norte a sul do país, estar em sintonia, união e em fraternidade no cuidado da nossa Casa Comum em todas as suas dimensões.

Assim, o Secretariado Nacional da JUFRA do Brasil convida todos os Jufristas e parceiros a participarem desta 6ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. Animem suas fraternidades e comunidades para se juntarem a toda Fraternidade Universal no Cuidado da Nossa Casa Comum, ouvindo tanto o grito da terra quanto o grito dos pobres.
Que São Francisco e Santa Clara nos abençoem, nos deem força, fé e coragem para nos empenharmos cada vez mais em viver e trabalhar pela justiça, pela paz e pela integridade da criação, caminhando na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Para baixar os materiais, clique aqui.

Secretariado Fraterno Nacional
Juventude Franciscana do Brasil

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL