JUFRA DO BRASIL REALIZA ESCOLA DE FORMAÇÃO NO PARÁ


E parte do sonho já concretizamos!
 Entre os dias 26 e 28 de Junho de 2015, realizamos em Belém/PA, na Casa da OFS (Ordem Franciscana Secular) - São Francisco de Assis, a última Escola de Formação da JUFRA do Brasil na perspectiva dos serviços de AE (Ação Evangelizadora) e DHJUPIC (Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação).

Foi um momento de profunda harmonia e partilha entre os irmãos da Região Norte do Brasil. Um pouco mais de 20 jovens que conviveram e partilharam suas experiências locais.
“Altíssimo, Glorioso Deus, iluminai as trevas do meu coração...”. Essa foi a oração que embalou nosso primeiro dia de encontro, conduzida por Frei Wellington Buarque, OFM (Assistente Espiritual Nacional da JUFRA do Brasil).

“Louvado Sejas meu Senhor...” pela disposição e motivação dos irmãos para um dia de intensa formação e aprendizado. O convite de Washington Lima (Secretário Nacional de AE) abriu as atividades do dia 27, pela manhã, e nos trouxe uma reflexão inicial para toda formação posteriormente conduzida por Moema Miranda, nossa assessora convidada da OFS.

“Uma manhã muito rica” foi a frase de uma das jufristas presentes no encontro ao se referir à manhã de formação sobre nossa realidade social e eclesial, que teve forte fundamentação na encíclica “Laudato Si’” do Santo Padre Francisco. Inseridos no processo, os jufristas puderam falar sobre suas realidades locais e apontar ações concretas.

Outro momento muito importante, segundo o feedback dado pelos próprios participantes desta Escola, foi a apresentação dos eixos temáticos de cada serviço, realizada na tarde do sábado, onde os jufristas puderam tirar muitas dúvidas acerca do entendimento de alguns conceitos com os quais trabalhamos nos dois serviços apresentados. Esse, aliás, foi um momento muito importante para uma visão geral das diversas atividades que podem ser desenvolvidas nas Secretarias de AE e DHJUPIC.

A noite do sábado foi recheada de diversas apresentações culturais, onde pudemos nos confraternizar ao mesmo tempo em que fomos envolvidos nos ritmos paraenses e manauaras, como o carimbó, por exemplo. Um diversificado repertório de músicas corou esta noite de convívio fraterno, num clima de muita descontração e entrosamento entre os Regionais.


Concluída esta etapa, da realização das Escolas de Formação em cada Área do Brasil, um sentimento profundo nos perpassa: o de que estamos em um caminho de novos passos e novas perspectivas, o que nos dá a certeza de que teremos à nossa frente um belo Seminário Nacional na cidade de Petrópolis/RJ, onde reuniremos jufristas representantes de todo Brasil para celebrar e traçar metas para a JUFRA do Brasil. Até lá!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL