ESCOLA DE FORMAÇÃO EM AE E DHJUPIC – ÁREA NE A

Entre os dias 24 e 26 de Abril, realizou-se a “Escola de Formação em Ação Evangelizadora e Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação” para os regionais da Área Nordeste A. Reuniram-se no Convento Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza/CE, representantes das fraternidades do Maranhão (NE A1), Ceará/Piauí (NE A2) e Rio Grande do Norte/Paraíba (NE A3). O encontro teve como iluminação bíblica “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37) e contou com a colaboração dos Frades Menores da Província Santo Antônio do Brasil. Os jufristas do Distrito de Fortaleza, anfitriões do encontro, se dedicaram com muito trabalho e suor na acolhida e na infraestrutura do encontro.

Na noite de sexta-feira (24), a escola de formação teve seu início com a Mística da Espiritualidade Franciscana, preparada por Frei Wellington Buarque, OFM (Assistente Espiritual Nacional) e que contou com a ajuda dos frades menores, em especial, Frei Faustino com canções, orações e reflexões acerca das grandes lideranças da nossa Igreja. Após, passou-se pequenos informes e nos recolhemos para o descanso.

No sábado pela manhã, tivemos análise de conjuntura Eclesial e Social assessorada por Carlo Tursi que conduziu momentos de grande reflexão acerca de vários assuntos relacionados à Igreja Católica e a realidade Social no Brasil e no Mundo, trazendo para a realidade dos jufristas diversos temas importantes. A tarde, o grupo foi dividido e os assessores Frei Wellington Buarque e Mayara Ingrid puderam juntamente com os jufristas, construir e refletir os principais eixos e temas importantes nos serviços de AE e DHJUPIC. Encerrando o primeiro dia de formação, foi preparado um animado convívio fraterno com cantos, dinâmicas, lanches e muitas rodas de conversas.

No domingo, o dia começou com uma bela celebração eucarística presidida por Frei Gilmar, OFM, e dando continuidade aos trabalhos da escola, os jufristas em grupos de discussão puderam expor suas ideias e sugestões para as atividades futuras dentro dos serviços da Ação Evangelizadora e Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação. Encerrando a escola com uma pequena avaliação, agradecimentos e encaminhamentos para o grande Seminário Nacional que acontecerá em setembro na cidade de Petrópolis/RJ.

Paz e Bem!

Comentários

DESTAQUES

BLOGS


INSTAGRAM @JUFRADOBRASIL